25 maio 2010

Bibliotecas em todas as escolas. Agora é lei.

Lula sancionou ontem uma lei que obriga a instalação de bibliotecas em todas as instituições de ensino do país. A lei diz que será obrigatório um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, “cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares”.
Ainda segundo a medida, a biblioteca terá que contar com coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura.
As escolas devem iniciar seus esforços já e progredi-los para a universalização das bibliotecas num prazo de até dez anos.
O Senado aprovou em abril a lei, que é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-SP). De acordo com dados do Censo Escolar 2009, elaborado pelo MEC (Ministério da Educação), apenas 57% dos alunos matriculados no ensino fundamental tem acesso a bibliotecas.
Que bom!
Leiam o que o Hupo publicou a respeito da carência de bibliotecas no Pará e no Brasil:

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande! Só assim aqui no Pará teremos livros e bibliotecas. Infelizmente tem-se mesmo que obrigar as autoridades a pensarem nisso. Quero dizer, dos maisores a Diretores e professores. Pois cá entre nós aqui, nossas autoridades não lême nem mesmo os documentos que o cercam, quanto mais literatura...