Pular para o conteúdo principal

O lado obscuro da força

Perdoem-me a reflexão de botequim, mas ela pode ser útil: Penso que todo governo é como a saga cinematográfica Star Wars. Há o lado bom e o lado mal da força. Há bonzinhos que são atraídos pelo lado obscuro da força – ou seja, os que fazem o papel de Anakin Skywalker. Há os heróis que fazem duro aprendizado do uso da força – como Luke Skywalker. Há os vilões caricatos, ainda que terríveis – como Darth Vader. Há os vilões obscuros que parecem heróis (o Imperador) e também os bobos da corte (C3PO), os abnegados (R2D2), os estabanados (Jar Jar Binks), os velhos humanitários (Obi Wan) e os sábios profundos (Yoda).

Comentários

Anonymous disse…
Égua da comparação legal!
Mas cadê o Yoda? Cadê o Yoda? Cadê o Yoda? Cadê o Yoda? Cadê o Yoda??? Por que o resto tudinho existe, né.
Posso fazer uma tentativa??? O Jar Jar é ela... Não é ela Fabinho, responde... por favor, é ELA, tenho certeza, a G.! E o Darth Vader é o PH ou o Bob, ou os dois juntos? Ah, vai, responde... Vou pensar melhor e depois arrisco o resto, tá?
Olha, mas legal essa analogia, dá pra gente se divertir bacana; vou até fazer um bolão lá onde eu trabalho. Acho que todo mundo vai querer participar.
Anonymous disse…
Ei professor, boa essa sua comparação. E concordo plenamente com o das 20h43, principalmente na procura do Yoda? onde será que ele se meteu. Daqui de onde nós estamos só vemos trapalhadas. Mas vou aproveitar a brincadeira e fazer também uma tabela por aqui pela secretaria para ver a voitação.
Abraços.
Anonymous disse…
Acredito que o Presidente Lula seja a personificação mais digna do Imperador, dotado de uma incrível capacidade de liderar. Em um dado momento teve a astúcia de compreender o jogo político e o funcionamento do Estado, e se projetar como um grande líder, de adaptar o seu discurso à conjunturas diferentes – do comunista revolucionário ao social democrata diplomático – porém seduzido pelo poder deixou-se tomar pelas forças do mal. Saber conjugar as forças a seu favor não é a mesma coisa que deixar-se dominar por elas (Marinhos, ACM´s, Barbalhos).
Anonymous disse…
Oh das 17h05, mas o Lula é muito mais inteligente, sensível e lindoooooo. O resto é o resto.
E tem mais, do mal mesmo é essa gente de direita, e a de esquerda burra, é claro. Essa esquerda que vive dando tiro no próprio pé.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”