19 julho 2010

Começou o Idea 2010

Começou ontem, em Belém, um evento da maior importância, o IDEA 2010, o VII Congresso Mundial da Associação Internacional de Drama, teatro e Educação, realizado pela Unesco. É a sétima edição do evento, que tem, este ano, o tema “Viva a Diversidade Viva!”. O Idea reúne educadores, artistas, lideranças comunitárias de mais de 70 países para uma semana de diálogos públicos. O Congresso é realizado pela Rede Brasileira de Arteducadores (ABRA), a programação do Congresso será formada por grupos de interesse especial (SIGS – Special Interest Groups), rodas vivas, conferências dialógicas, debates, e cursos de formação pré e pós Congresso. Também faz parte da programação os mais de 50
espetáculos do Festival Internacional de Teatro e da Festa Mundial das Artes.
O objetivo do Congresso é “repensar a educação e o poder formador e transformador das linguagens humanas da música, imagem, gestos, voz e dança, para cultivar novos espaços, métodos, colaborações e economias, éticos e dialógicos para uma nova estética de transformação sustentável”.
Todo o Congresso será transmitido pela webtv do Governo do Pará. Para acompanhar, basta acessar www.webtv.pa.gov.br.
Abaixo, a ótima entrevista de Dan Baron, um dos coordenadores, no programa Sem Censura Pará.

2 comentários:

Bia disse...

Bom dia, caro Fábio:

quando vi o anúncio do IDEA 2010 em Belém, me enchi de entusiasmo, que arrefeceu imediatamente após a divulgação da taxa de inscrição: R$ 570,00.

Para os amigos de Dan Baron e para os latinoamericanos de boa renda, será ótimo. Para os nossos educadores culturais e professores, quem sabe o acesso via WEBTV. Pra quem tiver WEB, é claro.

Eu, que estou nos 2% de renda superior - tá certo que junto comigo estão os Setúbal, os Garnero e os Diniz, eles com não sei quanto, e eu com 4 mil - não pude me inscrever.


Abração.

Fabio Fonseca de Castro disse...

É, Bia, essa taxa não tem sustentabilidade, nem social e nem ambiental. Tanto que pouca gente se inscreveu e eles prorrogaram as incrições até às portas do evento serem abertas. Eu, que também estou entre os 2%, tb não me inscrevi, pelos mesmos motivos que vc. Paciência. Vou ver pela internet. Agora, achei legal a Seduc comprar 500 vagas para seus professores.