08 julho 2010

Política de comunicação 14: O jogo sujo dos lobbies em torno do PL 29


Para garantir seus interesses, a Sky deflagrou uma campanha baseada na desinformação. A empresa enviou aos assinantes um email intitulado "Querem intervir na sua TV por assinatura". Nesse email, alerta sobre a exigência de mais conteúdo nacional nas transmissões, insinuando, que o PL 29 for aprovado vai impor que as operadoras veiculem programas de baixa qualidade e que, para poder manter a programação atual – como se ela fosse ótima – teria que ampliar o número de canais e, consequentemente, aumentar o preço das assinaturas. A empresa chegou até a lançar um site (www.liberdadenatv.com.br) para expor sua versão preconceituosa das quotas para a produção nacional e regional e, assim, tentar conseguir o apoio popular.
Por sua vez, as teles também agem para garantir seus interesses. Fazem pressão diretamente sobre o Ministério das Comunicações e sobre o Congresso. Para entender melhor como o lobby pode influenciar a decisão dos deputados e senadores, o vídeo abaixo apresenta uma entrevista com Edgard Rebouças, Doutor em Comunicação Social e estudioso sobre a atuação dos lobistas em diversos países.

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