05 julho 2010

Um exemplo de jornalismo preconceituoso e irresponsável

O vídeo abaixo é impressionante. Produzido pela rede Globo e veiculado num de seus canais pagos, o vídeo trata o Paraguai com inacreditável preconceito. Vou usá-lo quando precisar exemplificar o que é jornalismo irresponsável. Em se tratando de um canal de esportes e da Copa do Mundo, o vídeo quebra todo padrão de respeito pela alteridade, pelo concorrente e pelo chamado “espírito esportivo”. O vídeo é asqueroso e extremamente ofensivo:

5 comentários:

Ana Paula Freitas disse...

Concordo Fábio, essas matérias "engraçadinhas"do notíciário esportivo que a globo produz estão repletas de preconceito e reducionismos nauseantes.

Anônimo disse...

É caríssimo Fábio, mas esse vídeo reproduz exatamente o universo mental de brasileiros idiotizados que adoram a globo e a mantém em audiência. Ela não faz isso à toa. Faz porque estar em uníssono com seus consumidores. Não adianta só sacrificar a globo, o povo que a mantém não é diferente dela.

Anônimo disse...

Como ele disse, tem de tudo mesmo, até brasileiro idiota.

Anônimo disse...

Como ele disse, tem de tudo mesmo, até brasileiro idiota.

Anônimo disse...

Nosso país chegou ao ápice das crises. Crise de espírito cívico.
Crise em relação ao modo de vida, à forma de ver o outro, de se fazer presente no mundo a partir de uma postura "virtuosa".
Tenho a impressão de perdemos a noção de respeito, dignidade, fraternidade, generosidade, inteligência, bom senso.
Optamos pelo caminho mais curto: o do humor pobre, imoral,rasteiro.
Em relação a isso, tenho uma questão: os nossos meios de comunicação de massa, a exemplo da Globo, ajudam a definir quem somos ou são reflexos de uma sociedade ignorante, preconceituosa e arrogante? Ou as duas coisas?
Cada telespectador deveria sentir um pouco da vergonha e pudor que faltam à boa parte do nosso meio jornalístico. Talvez, assim, formas de coerção, como críticas por SACs, boicotes de audiência, surgisse e ajudassem a exercer uma forma de controle social sobre esse tipo de desserviço.