13 julho 2010

Violência nos governos tucanos (3)

No dia 6 de julho discuti aqui no Hupo os números da violência no Pará apurado pelo Instituto Zangari com dados do Sistema Único de Saúde (Datasus). Publiquei no HupoSite, o site com textos de referência para os debates aqui do blog, esses dados completos.  Eles se referem ao período entre 1996 e 2007 e mostram que as taxas de homicídio para cada grupo de 100 mil habitantes subiram 130,3% nesse período, sendo particularmente acentuadas no caso da violência feita contra crianças e adolescentes, que tiveram seus índices aumentados em 195,8% no mesmo período.
Esses números comprovam o que o debate político tem colocado, ainda que sem nenhum apoio da mídia: que os governos do PSDB e do DEM produziram um fenômeno de violência sem igual na história recente do Pará. Que foi em função da ausência de investimentos em segurança pública e em políticas sociais que fez o Pará passar de 20º para 7º estado mais violento do Brasil.
O blog foi aparteado, tanto na sua caixa de comentários como no blog Flanar, por colaborações muito proveitosas e interessantes, aqui e aquiàs quais respondi em seguida.
Posterioremente, tivemos novas colaborações, que reproduzo e respondo nos posts seguintes, com grande prazer, porque essa é uma das funções maiores da cultura digital em que estamos vivendo: o debate de idéias, respeitoso e atento.

Nenhum comentário: