Pular para o conteúdo principal

Comunicação e política 4

Gostaria de debater e aprofundar esse debate. Em primeiro lugar porque não posso aceitar, em função desse compromisso com uma comunicação ética e politizada, que a comunicação, minha ou de qualquer outro gestor, seja eleita como um “bode expiatório” para as questões da política. Em segundo lugar, porque não é tolerável que uma empresa de fora do Pará e que, evidentemente, não conhece o estado, venha vender “facilidades” para um governo do PT. Em terceiro lugar, porque, comprometido que sou com o debate acumulado no PT a respeito desse assunto, não posso conceber uma comunicação que se pretenda, meramente, efeito de marketing.
Partamos, então, para uma reflexão sobre esse tema. A responsabilidade e o compromisso que temos – dentre os que o tem - com essa comunicação séria exige que a faça, diante das falas e dos fatos. E começarei por minha própria experiência como gestor, na Secom do governo do Pará. Continuo amanhã...

Comentários

Marise Morbach disse…
Fábio, "política de comunicação" não é a mesma coisa que Secretária de Estado de Comunicação, concordo com você! Quando me reporto ao problema da "comunicação política" é naquele sentido que você escreveu lá no /norte: "não há uma única DS"; na ocasião, você propôs o debate sobre isso. Não há "bode expiatório na comunicação", mas equivocos e ineficiências que a sua função de Secretário não pode servir para explicar ou justificar: no máximo pode descrever.
O buraco foi mais em baixo, ou mais em cima? Fazer política é uma atividade de comunicação e de diálogo: vamos discutir a política na sua difusão de valores. Eu acho que temos de pensar e argumentar sobre a comunicação política como estratégia de poder, com discursos mais consequentes e menos oligárquicos.
Você tem toda razão em se colocar diante de qualquer tentativa de responsabilização do "fracasso"(??) da comunicação política do governo de Ana Júlia Carepa: o jogo não terminou; o buraco é mais em baixo; e de muitos! Um abraço, Marise
hupomnemata disse…
Sabe Marise, acho que a descrição da minha experiência na Secom serve para explicar, sim, processos políticos. Por exemplo, como os diversos grupos de poder, no governo AJ, percebiam a comunicação e projetam seu projeto político - sua comunicação política. Acho que é isso que vc chama de estratégia de poder... A comunicação não se separa da política, mas cruza com ela em muito e distintos níveis, conforme a compreensão que se dê. Todos sabem que comunicação não é apenas informar; porém, nem todos sabem que ela não é, apenas, um projeto instrumental.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”