Pular para o conteúdo principal

A invenção de uma cidade 1

Um exemplo do que os especialistas chamam de novo urbanismo – ou reconversão integrada... coisas assim. Trata-se de criar uma micro-cidade no estado americano da Virgínia Na foto abaixo, a área original e atual:


Deseja-se transformer essa área, sórdida e sem espírito, numa vila aprazível. O primeiro passo é criar um sistema de ruas – e não de vias para carros. Começa-se espacializando a área. É preciso manter o mesmo número de vagas para automóveis, mas acabar com esses estacionamentos frios e impessoais. Então...


Também é preciso criar conexões urbanas mais amplas. Ligar as pontas...



Depois disso, vem a etapa de instalar, o quanto antes, o espaço comercial. Porém, o novo urbanismo preconiza que o comércio seja integrado à habitação. Aliás, como a Paris do Barão de Haussmann. A regra é: comercio embaixo e pequenos apartamentos em cima. Pequenos porque são destinados a jovens solteiros, casais ou idosos.


Em detalhes...




Bom, continua amanhã...

Comentários

Unknown disse…
Professor, tentei entrar em contato através do e-mail fabio.fonsecadecstro@gmail.com, mas não recebi resposta. No dia da matricula pedi seu e-mail para a Dona Antonia e ela me deu esse da ufpa. Não consegui entregar otrabalho no prazo e abaixo eu copiei o texto do primeiro e-mail que eu enviei para o senhor explicando tudo.Por favor me responda assim que for possivel.

Professor, desculpe a demora em entrar em contato, não consegui enviar o trabalho da disciplina temas contemporaneos por alguns motivos. Tive que viajar para curitiba antes de terminar o semestre, cheguei a conversar com o senhor sobre a possibilidade de enviar por e-mail, mas não pude comparecer na aula em que o senhor explicou como seria o trabalho devido estar fazendo outro trabalho em grupo para a disciplina de laboratorio de midias eletronicas. Tinhamos que editar um video de um comercial e o horarios disponiveis na Academia Amazonia batiam com os da aula. Viajei no dia 20 de junho e so retornei no dia 07 de julho. Antes de viajar perguntei para alguns colegas como era o trabalho e me disseram que era para escrever uma redação sobre um caso de violencia simbolica que eu tivesse vivenciado. Tentei enviar por e-mail, mas tive um problema técnico. O unico computador disponivel era um Mac e ele naõ estava configurado, consequentemente não conseguia acentuar nada, e resolvi não enviar a redação desse jeito. Gostaria de saber se existe a possibilidade de entregar esse trabalho, pq o proximo semestre é o ultimo e sinceramente não gostaria de ficar devendo matéria. Meu nome é Adriana Cristina Portal Gomes meu nº de matricula é 07102002201. por favor me responda assim que puder.

Atenciosamente,

Adriana Gomes

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”