12 agosto 2010

USP cai 64 posições no ranking mundial das universidades

A Universidade de São Paulo (USP) perdeu, só neste ano, 64 posições no ranking das melhores universidades do mundo, elaborado pela Webometrics Ranking Web of World Universities. Pior do que a posição é a queda estapafúrdia, devida aos cortes feitos pelo governo Serra, coisa que demonstra falta de compromisso com a persistência e a manutenção de padrões de investimento, algo vital para a pesquisa científica .
A USP, agora, é a 122ª melhor do mundo. Dentreas federais, a melhor é a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que ocupa a 377ª posição geral. 
As instituições norte-americanas ocupam, hoje, os 21 primeiros lugares. As três primeiras colocadas são a Harvard University, o Massachusetts Institute of Technology e a Stanford University. A primeira universidade europeia no levantamento é Cambridge, na Inglaterra.
A melhor da América latina é a Universidad Nacional Autónoma de México. Entre as 10 primeiras do continente, 5 são brasileiras.
O Webometrics Ranking Web of World Universities é promovido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas. Outras informações podem ser obtidas no site www.webometrics.info.

Nenhum comentário: