08 setembro 2010

A conjuntura Dilma 2: A situação eleitoral de Dilma é hegemônica também em relação aos estados

Dilma lidera a intenção de votos em 24 estados e no DF.
No primeiro turno de 2006 Lula foi o mais votado em 16 estados, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em 10 e no Distrito Federal. Lula obteve 48,6% dos votos válidos e precisou disputar o segundo turno. Dilma aparece, no fim de agosto, com 59% dos votos válidos, segundo o Ibope.
Dilma supera Serra em quatro estados onde Alckmin bateu Lula em 2006: Rondônia, Roraima, Goiás e São Paulo. Além disso, também ganha do tucano no Distrito Federal.
Os seis lugares onde Dilma e Serra estão tecnicamente empatados são todos estados onde Lula teve menos votos que o adversário no primeiro turno, quatro anos atrás: Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Como Lula em 2006, Dilma lidera em todo o Nordeste. Mas a intensidade atual da liderança da petista é maior do que a vantagem obtida por Lula em 2006 em quase todos os Estados nordestinos, com exceção do Ceará.
Com exceção do Acre, em função do “efeito Marina”, os Estados onde há empate técnico entre Dilma e Serra são do sul do País, ou sofreram forte influência imigratória dessa região, como são os casos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  

Nenhum comentário: