Pular para o conteúdo principal

Ainda sobre os debates da semana

A pedido de um amigo morando fora do estado, descrevi-lhe, num email, os dois ultimos debates dos candidatos ao governo do Pará, o de 2a feira e o de ontem. Reproduzo um trecho para registrar no blog uma pequena impressão e acrescento, ao final, um ótimo trecho retirado do Blog do Bordalo: 
AJ foi rápida. Jatene mencionou suspeitas de corrupção no governo e AJ respondeu de rebote: “O candidato fala muito em corrupção, mas quem responde a uma ação no Supremo, por crime eleitoral, não sou eu”. Jatene ficou visivelmente abalado, constrangido, e entrou numa espiral descendente nas suas argumentações. Num outro momento, o disparo foi ainda mais rápido e de maior efeito. Jatene chamou AJ de relapsa e ela, prontamente, lembrou que Jatene não foi a uma reunião dos governadores eleitos em 2002 com o presidente Lula para poder pescar. E ainda, por cima, observou que essa pescaria foi em uma reserva ambiental, o que é proibido por lei. Jatene ficou visivelmente perturbado nesse momento e tudo o que conseguiu dizer foi uma frase maluca: “Fui porque não fui. Não fui à reunião para ir pescar. Fui pescar porque não fui à reunião” 
Aí ele repetiu a versão de que não foi a essa reunião por ser contra a pretensa idéia de estender a Zona Franca de Manaus a outros Estados da Amazônia, sem incluir o Pará, que, como se sabe, não apenas é falsa como não justificaria sua omissão – ao contrario, seria mais um motivo par air à reunião e brigar pelos direitos do estado. 
Acrescento o comentário, a esse respeito, que o deputado Carlos Bordalo publicou em seu blog: 
“Ora, em primeiro lugar, não indo para a reunião, nada justifica que Jatene, ao invés de cumprir expediente governando, tivesse ido pescar, ainda mais em local proibido. Ele não divulgou a agenda dele nessa época e quase passou por um bom cumpridor do serviço público, mas um ferimento que, dizem, o fazem usar hoje "olho de vidro", trouxe essa história ao conhecimento de todos. Em segundo lugar, se havia todo esse complô contra o Pará, é uma vergonha que o nosso governador, ao invés de ter ido a essa reunião para enfrentar o debate, desmascarar os supostos adversários do Pará (na qual ele inclui todos os governadores do Norte e o presidente Lula, quem mais fez repasses federais para o estado em toda a história recente), trazer as informações para mobilizar a população, preferiu fazer beicinho, deu de ombros e foi pescar, repito, em local proibido. Ou seja: diante de um fato dessa gravidade, Jatene fugiu da briga e foi se divertir. Talvez tenha sido assim também que ele tenha perdido a ALPA para o Maranhão, o que só foi recuperado por Ana Júlia, aliás e, como ela mesma esclareceu, a que também teve que lutar para incluir Santarém, Barcarena e Almerim nessa proposta de zona franca que o Congresso Nacional discute.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”