06 dezembro 2010

Como os brasileiros se informaram sobre as eleições em 2010


Uma pesquisa divulgada pelo TSE mostra que web ficou em 3o lugar na escolha do eleitor para se informar a respeito dos candidatos e do processo eleitoral em 2010. Em primeiro lugar ficou a TV e, em Segundo, o contato pessoal, por meio de conversas.
Dessa maneira, a Internet superou jornais, rádios e revistas como meio de informação. De acordo com o relatório elaborado pelo Instituto Sensus a pedido do TSE, o meio Internet foi citado por 9,9% como o mais utilizado para se informar. A TV foi citada por 56,6% dos entrevistados e as conversas com amigos e parentes por 18,4%. O jornal impresso foi apontado como meio mais utilizado por 6,4% e o rádio, por 4,2% dos entrevistados. As revistas foram a opção de 0,7%. Na pesquisa, não houve respostas múltiplas e, portanto, a soma das escolhas foi de 100%.
Esses dados se referem ao primeiro turno. Em relação ao segundo, os números variam bastante: a Internet aparece com 1,7% das escolhas, mesmo peso da leitura de jornais e revistas. Foram citados, antes dela, os debates entre os candidatos, em primeiro lugar, com 18,8%; os programas eleitoriais dos candidatos na TV, com 15,5%; a opinião de amigos, colegas de trabalho e parentes, com 6,2%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 7 de novembro, em 136 municípios de 24 Estados. Foram realizadas 2 mil entrevistas.

Nenhum comentário: