Uma pesquisa divulgada pelo TSE mostra que web ficou em 3o lugar na escolha do eleitor para se informar a respeito dos candidatos e do processo eleitoral em 2010. Em primeiro lugar ficou a TV e, em Segundo, o contato pessoal, por meio de conversas.
Dessa maneira, a Internet superou jornais, rádios e revistas como meio de informação. De acordo com o relatório elaborado pelo Instituto Sensus a pedido do TSE, o meio Internet foi citado por 9,9% como o mais utilizado para se informar. A TV foi citada por 56,6% dos entrevistados e as conversas com amigos e parentes por 18,4%. O jornal impresso foi apontado como meio mais utilizado por 6,4% e o rádio, por 4,2% dos entrevistados. As revistas foram a opção de 0,7%. Na pesquisa, não houve respostas múltiplas e, portanto, a soma das escolhas foi de 100%.
Esses dados se referem ao primeiro turno. Em relação ao segundo, os números variam bastante: a Internet aparece com 1,7% das escolhas, mesmo peso da leitura de jornais e revistas. Foram citados, antes dela, os debates entre os candidatos, em primeiro lugar, com 18,8%; os programas eleitoriais dos candidatos na TV, com 15,5%; a opinião de amigos, colegas de trabalho e parentes, com 6,2%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 7 de novembro, em 136 municípios de 24 Estados. Foram realizadas 2 mil entrevistas.
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