Pular para o conteúdo principal

O que significa Ana de Hollanda para ministra da Cultura

Dilma anunciou hoje o nome da próxima ministra da Cultura. Será Ana de Hollanda, irmã de Chico Buarque. Perdeu o lobby de Juca Ferreira, que, a despeito de ter feito uma gestão boa, dando continuidade ao trabalho de Gilberto Gil na pasta, representava, politicamente, a ausência do PT na área da cultura. Explico: Do ponto de vista da construção política, o PT precisa, enfim, assumir um compromisso de elaboração de seu próprio programa político para a área cultural. A política Gil/Juca deriva de um pensamento do PV a respeito de política cultural, e não de um pensamento petista. 

O PT, de fato, nunca foi capaz de elaborar uma política cultural realmente inovadora e se a política cultural do governo Lula foi vitoriosa, isso se deveu, na verdade, ao debate acumulado feito dentro do PV. Não obstante, oito anos passados, experiência acumulada, chegava a hora do PT assumir a vanguarda política da área. 

Essa tese estava sendo construída, nos últimos anos, pelo grupo petista ligado ao Antônio Grassi, de onde partiu a indicação de Ana de Hollanda, que sempre contou com a simpatia de Dilma pelo fato de ser mulher e pela conveniência política de aumentar o número de mulheres no ministério.


Na verdade, o PT tinha várias frentes em disputa, mas o protagonismo de Grassi se destacou nos últimos meses. Esse grupo construiu vários balões de ensaio, até chegar a Ana de Hollanda. O primeiro deles foi o nome da senadora Ideli Salvati. Em seguida, vieram  o do deputado Ângelo Vanhoni e os de Marilena Chaui, Emir Sader e Wagner Tiso. Foram muitas articulações e uma construção paciente, pautada por evidenciar o comportamento um tanto explosivo e anticonvencional de Juca Ferreira.

A nomeação é acompanhada por uma grande expectativa negativa. Se, por um lado, a tese de que o PT precisa aprender a fazer política cultural e liderar esse processo procede, na medida em que a pasta da cultura tem um valor simbólico elevado para um partido que se pretende hegemonizar a vida cidadã brasileira, por outro lado é importante ter sabedoria para evitar desmontar a estrutura conquistada pela gestão anterior, inovadora em muitos aspectos. 

Ana de Hollanda é considerada uma boa pessoa, mas isso nem sempre é suficiente. Efetivamente, ela não tem intimidade com os assuntos da pasta que comandará e, aparentemente, também não tem o perfil político de quem é capaz de enfrentar brigas e contrariar interesses. Mas vamos torcer.

Comentários

dom.paulobaia disse…
Ana de Hollanda Como Ministra da Cultura é uma boa escolha. Audaciosa, é verdade.Inusitada.Gostei.Paulo Baía
Anônimo disse…
De audácia em audácia é que se fazem as grandes merdas do mundo.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”