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Como foram os gastos do Governo Lula com Comunicação

Quando Lula tomou posse, em janeiro de 2003, apenas 499 veículos de comunicação recebiam verbas de publicidade do governo federal. Agora o número foi para 8.094.
Esses jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e "outros" estão espalhados por 2.733 cidades. Em 2003, eram só 182 municípios.
Só em 2010, o dinheiro para publicidade de Lula passou a ser distribuído para 1.047 novos veículos de comunicação, inclusive portais de internet, blogs, comerciais em cinemas, carros de som, barcos e publicidade estática, como outdoors ou painéis em aeroportos.
Em 2003, esses veículos não convencionais eram apenas 11. Agora, são 2.512. Acrescente-se um fato simbólico, que assevera a simpatia do governo Lula para com a mídias digitais: O presidente foi o primeiro a conceder uma entrevista exclusiva dentro do Planalto para o que a administração petista chama de "blogs progressistas".
Na comunicação pública deve ser ressaltado, também, que o governo Lula avançou na transparência das contas governamentais. Nunca existiu esse tipo de estatística até 2003. Os gastos com publicidade foram discriminados. O valor total gasto nos dois mandatos, até outubro deste ano, foi R$ 9,325 bilhões. Dá média anual de R$ 1,2 bilhão.
Essa cifra não inclui três itens: custo de produção dos comerciais, publicidade legal (os balanços de empresas estatais) e patrocínio.
Produção e publicidade legal consomem cerca de R$ 200 milhões por ano. No caso de patrocínio, o gasto médio anual foi de R$ 910 milhões de 2007 a 2009.
Tudo somado, Lula gasta R$ 2,310 bilhões por ano com propaganda. Os valores são semelhantes aos do governo FHC, embora, a respeito do tucano, inexistam estatísticas precisas à disposição.
A diferença do petista para o tucano foi a dispersão do dinheiro entre os 8.094 jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e sites. Um espetáculo de 1.522% de crescimento de veículos atendidos.
Com dados da Folha de S. Paulo.

Comentários

Márcio Saldanha disse…
O blog do Planalto apresenta quadro onde mostra quanto cada meio de comunicação recebeu de verba da SECOM, com destaque onde apresenta outros meios mostra-se que o que foi gasto com meios eletrônicos é muito menor que o alarmado pela grande mìdia. Destinado para 71 veiculos (cerca de 3% citado pela coluna) receberam recursos, contudo ainda receberam recursos MSN, UOL, Globo.com, Terra, IG, Yahoo, Estadão Valor Onlina e Folha.com.
Sobre a expressão blogs progressistas foi denominado pelo encontro dos blogueiros independentes que se realizou no ano passado onde foi tirada a expressão e não uma denominação da administração do governo ou petista.
Segue link: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/secom-da-paulada-na-cabeca-da-cantanhede.html

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