Pular para o conteúdo principal

Eleições no Le Monde

Le Monde é um jornal muito interessante e um modelo único de gestão. A função de diretor do jornal é separada da função de presidente do mesmo. O presidente tem encargos administrativos, capitalistas. O diretor tem uma função eminentemente jornalistica.
Isso acontece desde que, há alguns anos, para sair de uma grave crise financeira, o jornal pagou alguns débitos, com sua equipe, cedendo a eles imensos blocos de ações. O resultado foi fabuloso: um jornal feito por jornalistas independentemente do primado econômico da função.
Periodicamente, o cargo era revezado, por meio de eleições livres entre os jornalistas da casa e, eventualmente, candidatos externos. O país inteiro, a França, acompanhava essa eleição com atenção: o que estava em jogo era a qualidade da principal e mais confiável fonte de informação nacional.
As eleições se aproximam. Porém, desta vez, haverá uma mudança: é que o Le Monde atravessou, recentemente, com a crise mundial, uma nova recessão. A solução foi vender uma quota de ações volumosa em leilão público. E quem a adquiriu foi um trio de investidores: Pierre Bergé, Xavier Niel e Mathieu Pigasse
Algumas vezes, o diretor do jornal e o presidente foram a mesma pessoa, como no caso do atual Eric Fottorino, até 15 dezembro passado.
E as eleições estão se aproximando, mas a estrutura do voto que elegerá o novo diretor, mudou. Na nova configuração acionária, os três sócios capitalistas terão um voto cada um; os jornalistas terão dois votos; os demais funcionários da empresa (da prensa à distribuição) terão direito a um voto; o conjunto dos demais acionistas capitalistas terá direito a um voto também e o diretor que está saindo (e que não pode ser reconduzido ao cargo por mais de dois mandatos) terá direito, também ele, a um voto.
Até agora são 15 candidatos: seis “internos” e cinco “externos” – ou seja, jornalista de outros jornais. Uma das “internas” é Sylvie Kauffmann, que hoje ocupa o cargo de direção de redação – o Segundo mais importante do jornal.
Outro candidato poderoso é o jornalista Arnaud Leparmentier, apoiado pelo presidente da República, François Sarkozy, e que, durante vários anos, ocupou o cargo de jornalista do jornal no Palácio do Elysée. Há ainda um candidato hogh-tech, Olivier Biffaud, cuja missão, na empresa, é transformar o jornal numa versão web, missão que realiza com impressionante êxito. Outro nome em disputa é Claude Leblanc, redator-chef da revista Courrier International, publicada por Le Monde.
A posição é tão influente e tão importante para a política francesa que senadores, deputados, grandes empresários e grandes cientistas e escritores acabam participando, defendendo candidaturas e fazendo campanha.
E isso sem falar sobre uma coisa muito estranha, a das “candidaturas secretas”, que permanecem anônimas para o grande público. Nestea no são três os candidatos desse tipo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”