Pular para o conteúdo principal

Itamaraty days

Durante dois felizes anos, no começo dos anos 1990, morei em Brasília, fazendo mestrado em comunicação, cursando todos os créditos na sociologia e na antropologia, assistindo a uma bateria de cursos no Itamaraty e ouvindo boa música, todas as noites, no Gate's Pub, que ficava a alguns passos da minha casa, na 402 sul. Tempos felizes, como dizia. Freqüentava o Itamaraty graças ao obséquio de um de seus diretores, amigo de família, que teve pena de mim porque, tendo feito as muitas provas para a espinhosa entrada na carreira e passado muito bem nelas, me acovardei diante da última e desisti. Era uma prova oral de questões internacionais, feita em inglês, sendo que os três membros da banca podiam também me argüir em francês. O tema era sorteado na hora e lá a gente tinha que fazer um resumo da questão durante 15 minutos e responder aos argüidores durante outros 15. Duas eternidades seguidas. Considerando que meu inglês sempre foi rude e que meu francês, nessa época, era quase uma língua privada, me acovardei, sem nenhum heroísmo, e desisti do concurso. Um tanto aterrorizado diante da possibilidade de que pedissem para eu discutir sobre o conflito Índia x Paquistão, um must daquela época. Depois disso só teria uma prova que em geral consideravam prosaica, um tal de teste psicológico. Em geral se acha essas coisas tranqüilas, mas, bom. nunca se sabe, nuca se sabe.

Desisti mas descobri que fiz bem. E não o digo com indulgências. Ocorre que, como mencionei, consegui um indulto para acompanhar alguns cursos e o fiz durante um inteiro ano. Cursos sobre relações internacionais, negociação de crise, cultura brasileira, geopolítica e geografia estratégica, etc. Tudo muito interessante. Porém, descobri a cultura geral dominante no lugar. Uma chateação de gente muito metida e um tanto inculta, apesar do senso comum que se tem a respeito. Os ares respirados eram tucanos, então, estigmatizados por um neoliberalismo dominante e quase histriônico. Os mestres, da casa como os externos, vindos para nos ensinar, praticavam e reforçavam esse clima meio "fim da história", meio Fukuyama, meio Rouanet... Deram-me grande motivos para não fazer as provas do ano seguinte, como inicialmente programado. Mesmo porque minha vida acadêmica, que seguia em paralelo a tudo isso, se tornava prioritária. Mas o amigo da minha família, que me abrira as portas com tanta generosidade, até ficou magoado, ressentido. 

Mas convidei-o para ouvir o melhor blues de Brasilia no Gate's Pub, com minha turma de então, formada por jornalistas e antropólogos descrentes de toda forma de governo e ele conseguiu me compreender. Fui perdoado sem maiores desânimos.

Meu inglês, porém, permanece rude.

Comentários

L.C. disse…
Boas lembranças, as tuas. Te lembras da "generala", a fiscal dos alunos do Rio Branco?
Marlice disse…
Não sabia dessa tua aventura. Será que valeu à pena abrir mão de uma vida tão confortável como a que o Itamaraty promete?
hupomnemata disse…
Fala L.C., Mas essa mulher não era "coronela"?
hupomnemata disse…
Oi Marlice,
Na verdade, o salário é baixo e as vantagens financeiras são pequenas. Nos anos 90 era pior, porque vc só começava a receber um pouco mais depois dos 2 anos de curso no Rio Branco. Tem certo fascínio, mas há muito mais lugares menos bons para se ser enviado do que lugares "mais" bons. É isso...

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”