Pular para o conteúdo principal

O general opiniático e a primeira bronca dada por Dilma

Uma notícia de valor simbólico: a primeira bronca da presidenta Dilma foi dada a um general. E, mais importante: por causa da sua declaração, absolutamente infeliz, de que os desaparecidos (entenda-se melhor: assassinados) pelo regime militar são “fato histórico” de que não devemos “nos envergonhar”.

Essa imbecilidade foi dita pelo general José Elito, do Gabinete de Segurança Institucional. Dilme telefonou a ele na noite de ontem cobrando explicações. O general opiniático pediu desculpas e botou a culpa na imprensa.

É bom lembrar que, antes de assumir, Dilma se reuniu com as Forças Armadas para dizer que, no seu governo, não haveria "revanchismo", mas também pediu que não houvesse, por parte dos militares, uma "glorificação" do golpe de estado que deram em 64 e, tampouco, obviamente, das mortes que promoveram.

Também cabe lembrar que, no seu discurso de posse, ante-ontem, a ministra Maria do Rosário reafirmou a orientação dada pela presidenta e disse que o Brasil, e mesmo os militares, têm um dever moral com a abertura da Comissão da Verdade.

Comentários

Anônimo disse…
Uma coisinha: o desaparecido nao é assassinado. A gente nao sabe. O corpo nao está. O sequestro e desapariçao de pessoas é um fato discursivo que implica, antes que a morte, a supressão do sujeito. Por isso continuamos a utilizar a palavra "desaparecidos".
Bjs dsd Arg. desculpe os erros, esse computador nao tem carateres em portu.
Bordalo disse…
Você leu o artigo do Clovis Rossi de hoje? Ele diz que Dilma deveria ter demitido, sumariamente, esse imbecil.
Laura Campos disse…
Gente, que mico! Isso mostra o quanto o Jobim e as Forças Armadas estão empenhados em obstruir a Comissão da Verdade, um clamor legítimo dos brasileiros. É vergonhoso que, 25 anos depois da redemocratização, o Brasil permaneça como o único país do continente que não apurou a verdade sobre seus desaparecidos.
hupomnemata disse…
Anônima de 01h50,
Você tem razão, "desaparecido" é a palavra correta. É que as vezes me empolgo...

Bordalo,
Li, até me surpreendi com a contundência dele, mas ele tem razão.

Laura,
Mais uma vez vc tem razão. É uma grande vergonha.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”