Pular para o conteúdo principal

O governo Jatene e a sua governabilidade


A governabilidade construída é confederativa: O bloco propriamente governista - PSDB (6 deputados), DEM (1 deputado) e PPS (1 deputado) – é o único apoio seguro do governo, e mesmo assim considerando que não haja conflito de interesses em torno da disputa pela prefeitura de Belém, onde o deputado federal Arnaldo Jordy, com a votação que obteve, se torna um candidato potencial. O bloco do PMDB (8 deputados e um espaço politico de nove órgãos públicos) será o cliente incisivo, o fiel da balança, o poder potencializado para confrontar o governo. Um terceiro bloco abriga as outras quatro legendas com parlamentares que conformarão a base aliada: PTB (3 deputados), PSB (2 deputados), PSC (1 deputado) e PMN (1 deputado).
Com essa base aliada de 23 deputados tem-se uma maioria frágil, volúvel, muito ciente do seu poder de barganha. O governo estará refém dela. Para realizar seu projeto mínimo, será preciso ceder, operando um pagamento que, todos sabemos, se dá em três moedas principais: espaço no governo com orçamento, quota de emendas parlamentares e nomeações de assessorias especiais.
Sendo pródigo nessas moedas, o governo garante a governabilidade. O problema, talvez, resida na cultura política mais recente, decorrente da experiência do governo Ana Júlia de, digamos assim, desvalorizar em permanência o câmbio dessas três moedas, no dando-e-tirando que caracterizou suas relações com o parlamento.
Com o câmbio flutuante dessas moedas, foi fácil formarem-se blocos de poder como o antes famoso G-8 e ainda mais fácil foi o PMDB construir um “ponto de equilíbrio” (o termo é da teoria dos jogos) por meio do qual maximizasse seu poder. O caso é que, cultura formada, ponto de equilíbrio conquistado, talvez seja difícil mudar o jogo.
E isso sem falar que a função da Casa Civil de mediar essa base de apoio pode ficar prejudicada em função da pretensão do governo de ter Zenaldo Coutinho como seu candidato à prefeitura. O mesmo erro cometido pelo governo Ana Júlia, quando alçou seu articulador político à condição de pré-candidato. Ficando prejudicada a mediação, abre-se uma potencial crise de governabilidade.

Comentários

Anônimo disse…
Percebo que você também, apesar de petista, como eu, e apesar de amigo do Puty, tem uma visão crítica a respeito da Ana Júlia ter posicionado seu articulador político, o Cláudio Puty, na condição de candidato a deputado federal, sem dúvida um erro político decisivo para ela perder a reeleição. Até agora estou esperando que o PT faça uma avaliação interna real sobre a gestão Ana Júlia. Precisamos enfrentar com coragem esse desafio.
Anônimo disse…
A posição do governo Jatene é tão ou mais vulnerável que a do governo Ana Júlia. Nos dois governos o PMDB ocupa o lugar de fiel da balança e vai jogar, politicamente, com um único objetivo: ameaçar a governabilidade. O PMDB soube desgastar o PT e já começou a desgastar o PSDB. Com isso, aumenta seu poder de troca e enfia a faca nos governantes. É a mesma tática do PMDB federal: em troca de cargos, está ameaçando defender um salário mínimo superior aos R$ 540 que Dilma definiu. Ora, todos sabemos que o PMDB nunca se preocupou com o salário mínimo. O que ele quer é pressionar o gtoverno neste momento de definição dos cargos do segundo escalão.
André Soeiro Bentes disse…
A teoria do jogos que você refere é aquela do filme Uma Mente Brilhante?
Anônimo disse…
Caíram de pedrada no governo do PT porque o chefe da Casa Civil era candidato. Quer dizer, só o PSDB pode?
Anônimo disse…
Ao anônimo das 22:12,
Caro, sua pergunta revela a essência do governo que começou e que nós todos já conhecemos de longa data: cinismo. Você viu como eles mudaram, na maior cara de pau, os números sobre como entregaram o estado, em 2007? Deixaram 160 mil em caixa e disseram que foi 160 milhões. Foi preciso a Ana Júlia postar no seu twitter desmentindo essa presepada. Se prepare, vai ser assim o tempo todo: cinismo.
hupomnemata disse…
Anônimo das 12h28,
Concordo que o PT precisa fazer uma avaliação profunda e honesta, que não seja, apenas, uma batalha discursiva onde se apontam motivos falsos que servem somente para preservar ou conquistar posições e que não contribuem em nada como projeto coletivo. Isso, na verdade, é essencial e disso depende, a meu ver, o futuro do partido no estado.
hupomnemata disse…
Anônimo das 19h17,
Sua análise é correta. Em relação ao salário mínimo, chega a ser ridículo como ele se tornou uma (falsa) preocupação do partido.
hupomnemata disse…
André,
É. Veja mais procurando os nomes de John von Neumann e Oskar Morgenstern, que antecederam, na "teoria dos jogos", o trabalho brilhante de John Nash, personagem retratado no filme que você refere.
hupomnemata disse…
Anônimo das 22:12,
Tem um ditado inglês que diz o seguinte: "aos olhos dos gatos, todas as coisas pertencem aos gatos".

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”