06 janeiro 2011

Perda de audiência na Globo e no SBT

O PNT (Painel Nacional de Televisão) do Ibope mostra que as duas redes que mais perderam público no país no ano passado, em relação à 2009, foram o SBT e a Globo.

Mesmo sendo ano de Copa, a Globo encerrou 2010 com média nacional de 18,2 pontos de audiência, ante 19,7 pontos em 2009. Uma queda de 7%. O SBT, por sua vez, foi de 5,9 pontos de média em 2009 para 5,5 pontos em 2010, queda de 6%.

Ambas caíram mais que o número de TVs ligadas, que foi 2% menor em 2010 em relação ao ano anterior. (Cada ponto no PNT corresponde a 191 mil domicílios no país).

No período, os números de Band e RedeTV! pouco se alteraram e somente a Record cresceu. Pulou de 7 pontos em 2009, para 7,2 pontos em 2010. Crescimento de 2%.

Se compararmos a audiência nacional das TVs abertas na década, as mudanças são ainda maiores.

O SBT perdeu quase 50% de seu público de 2000 até 2010. Caiu de 10,4 pontos de média no país para 5,9 pontos, média do ano passado.

Já a Record cresceu 31% na década. Pulou de 5,5 pontos no PNT para 7,2 pontos, média de 2010.

A Globo caiu na década 8,5%: registrou em 2000 média de 19,9 pontos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho mais é bom! E queria que a queda da Globo e do SBT fosse é maior! Agora, convenhamos, a Record é uma bela porcaria. Ainda bem que tem a TV a cabo!

Fabio Fonseca de Castro disse...

Historicamente, a Globo recebeu vantagens competitivas, por parte dos diversos governos federais, desde o tempo dos governos militares, para assumir essa posição de liderança. Algumas dessas vantagens sempre foram injustas. O que vemos agora decorre de um equilíbrio maior no tratamento que o governo Lula deu para as redes e, também, certamente, do dinamismo da Record.