18 fevereiro 2011

Acordo petista para a presidência das comissões

O líder da bancada do PT na Câmara, PauloTeixeira (SP), anunciou ontem um acordo interno para a indicação dos nomes dos petistas que ocuparão as presidências das comissões temáticas da Casa.

Os nomes ainda terão que ser ratificados pela bancada, mas o líder adiantou que o nome do ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP) deverá presidir a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), considerada a mais importante de todas. No ano que vem, a CCJ será presidida pelo deputado e ex-presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini (SP), já que o partido, por ter eleito a maior bancada, continua com direito à primeira escolha nas comissões temáticas. 

Ainda como resultado dos acertos internos do partido, foi escolhido o nome do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) como relator da proposta Orçamentária deste ano no Congresso Nacional. A presidência da Comissão Mista de Orçamento neste ano será exercida por um senador, que deverá ser do PMDB, seguindo a regra do rodízio da presidência e da relatoria, entre a Câmara dos Deputados e o Senado, levando em consideração as maiores bancadas.

O líder do PT anunciou também que a presidência da comissão de Educação e Cultura deverá ser exercida pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN). Com base nos acertos no âmbito da bancada, a presidência da Comissão de Finanças e Tributação caberá a um parlamentar integrante da corrente Mensagem ao Partido. No caso de a bancada ser também contemplada com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, como resultado de negociações em andamento com outros partidos, a presidência do colegiado será exercida por parlamentar que integre a corrente Articulação de Esquerda.

A construção do acordo foi feita por um grupo de trabalho da bancada formado pelos deputados Arlindo Chinaglia, Dalva Figueiredo (PT-AP), José Guimarães (PT-CE), Odair Cunha (PT-MG), Pepe Vargas (PT-RS) e Valmir Assunção (PT-BA), além do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) e o próprio líder.

Via PT.org.

Nenhum comentário: