21 fevereiro 2011

Ainda sobre a divisão do Pará


O tema da divisão do estado é um dos debates mais importantes que a sociedade paraense deve fazer. A despeito da real falta de compromisso de alguns governos e gestores públicos para com as regiões mais distantes da capital, como expusemos aqui no blog, na semana passada, a divisão do Pará e a criação de novas unidades federadas no pais não é, de fato, uma solução. Na verdade, teria o efeito concreto de ampliar a miséria de todos e tornar ainda mais disfuncional o sistema representativo brasileiro.
O artigo teve uma repercussão interessante, expressa na qualidade do debate iniciado na caixa de comentários do blog e no debate que grassou pelo twitter. Esse debate chamou atenção para outras variáveis do problema. Além disso, uma faculdade e um grupo político me convidaram a debater o assunto nesta semana, o que parece demonstrar que o tema exige o debate, exige reflexão.
E como é para isso que estamos aqui, continuo o debate. De 3 formas:
  • Criei uma página especial para esse debate dentro do blog. A partir de hoje ela estará acessível no menu superior, logo abaixo do título do blog. Lá reproduzirei o artigo e o que o Hupomnemata publicou a respeito.
  • Decupei o debate ocorrido na caixa de comentários para republicá-lo de acordo com os assuntos tematizados, o que farei ao longo do dia de hoje e de amanhã.
  • Voltarei ao tema com outro artigo, a partir de algumas das questões colocadas no debate, e espero publicá-lo na quarta-feira.

Nenhum comentário: