15 fevereiro 2011

Parece que o Batman virou tucano!

No mês passado a editora Panini Comics colocou no mercado a revista Batman 98. Nela, a Panini traduziu o termo inglês "nasty", usado pra se referir a um bandido, como "petralha". Naturalmente, em um gibi traduzido, a palavra gerou estranhamento: com toda a certeza não estava assim no original!

O fórum Multiverso DC trouxe em todos os detalhes esta presepada da Panini: Politicagem em HQs: A Panini é Tucana?

O termo "petralha" foi cunhado pelo "jornalista" Reinaldo Azevedo como forma de atacar ao PT nas malfadadas páginas da revista Veja.  

Após a polêmica instalada, o editor da Panini veio a público admitir o erro, no entanto, a suas justificativas não resolveram nada, pelo contrário, explicita que a escolha do termo não teve nada de "aleatória" como ele tenta dizer.

Via blog Aldeia Gaulesa.

2 comentários:

Rodrigo disse...

Olá Prof.Fábio,

Me chamo Rodrigo, sou aluno da Faculdade de História da UFPA e estou realizando minha pesquisa de conclusão de curso, fazendo uma análise do fime "Um dia qualquer" do Líbero Luxardo. Em contato com a Prof. Lívia Barbosa e com amigos do curso de comunicação tive conhecimento do seu trabalho e estou entrando em contato a fim de ver a visibilidade de estabelecermos um diálogo acadêmico na condução da minha pesquisa.
Meu objetivo é fazer uma pesquisa transdisciplinar até mesmo por objetivar realizar o mestrado em comunicação.
Vi que o senhor foi orientador da Dedé Mesquita que também realizou uma pesquisa sobre Líbero e vi a amplitude do seu trabalho e da sua produção acadêmica. Acredito que o diálogo com o senhor possibilitaria um bom trabalho no sentido de ter contato com uma bibliografia que não domino assim como de ver que direcionamento dar ao meu trabalho, principalmente, pelo fato de o campo cinematográfico e da comunicação não ser algo explorado na faculdade de História uma vez que, não há professores que trabalhem com essa temática. Entrei em contato pelo blog por indicação da Prof. Lívia. Se for possível o envio do seu email para um diálogo maior, fico grato. Se for possível responder, segue o meu contato: rodrigo_antonio89@yahoo.com.br twitter: @rodgrilo.

Agradeço desde já,
Att.,
Rodrigo Silva.

Fabio Fonseca de Castro disse...

Olá Rodrigo,
Ajudarei com prazer, se puder, apesar de estar me distanciando um pouco do trabalho sobre imagem e sociedade. Escreva um email, enviando o material que vc tem produzido. Eu lerei e depois marcamos uma conversa. Anote aí: fabio.fonsecadecastro@gmai.com