Pular para o conteúdo principal

A nova mancada da ministra da cultura

É realmente impressionante a capacidade da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, de gerar pautas negativas. A novidade agora é que o MinC aprovou um projeto de R$ 1,3 milhão para a cantora Maria Bethânia criar um blog.

Tudo dentro da lei. Da Lei Rouanet, por meio da qual o Estado abre mão do poder de escolha sobre onde deve investir integralmente o dinheiro dos impostos, transferindo essa competência para o departamento de Marketing de empresas, que passam a fazê-lo segundo uma estratégia puramente comercial.

Afinal, quem foi eleito? O governo ou o departamento de marketing da empresas?

Pode estar dentro da lei, mas está errado. A Lei Rouanet, como toda lei de renúncia fiscal contra patrocínio cultural está errada. Nada mais é do que uma fantasia criada pelo PSDB e pelo DEM para dispensar o Estado de fazer sua obrigação.



Comentários

salvaterra disse…
como é que uma lei do tempo do collor pode ser mancada da atual ministra mesmo?
hupomnemata disse…
Seguinte: não é que a mancada dela seja a Lei. Sua mancada foi ter concedido um direito da captação tão grande para uma artista que está no mercado das grandes gravadoras - e que, portanto, teoricamente precisa menos do apoio do que outros artistas que não estão nesse grande mercado - num governo que se pretende popular. Sem o benefício, Bethânia conseguiria fazer seu site, mas com o benefício isso deixa, por exemplo, de significar uns 12 CDs inteiros muito bem gravados e divulgados de, no mínimo, 12 músicos que não interessam às grandes gravadoras. Esse problema se agrava diante do debate sobre a necessidade de reformular a lei dos Direitos Autorais, porque, como tem ficado claro, a ministra defende os interesses do grande mercado (e, portanto, dos grandes artistas - grandes no sentido de apoiados pelo "grande" mercado), que coincidem com os interesses das "grandes" gravadoras, em detrimento de uma lei mais aberta, tolerante e racional.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”