28 março 2011

A onipresente embaixadora que recebeu Obama


Primeira mulher a chefiar o cerimonial do Itamaraty, a embaixadora Maria De Lujan Caputo Winkler viveu dias para lá de agitados durante a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Seguindo o protocolo, foi a primeira pessoa a cumprimentar Obama quando ele desembarcou na Base Aérea de Brasília, no sábado de manhã. Mais tarde, subiu a rampa do Planalto ao lado do presidente americano e, enquanto ele almoçava, voou para o Rio, onde repetiria o gesto de boas-vindas, no sábado à noite. 
Obama ficou surpreso ao chegar ao Rio e deparar-se novamente com a embaixadora, dessa vez na Base Aérea do Galeão. Ele deixou de lado a formalidade e trocou o protocolar aperto de mão por dois beijos no rosto. 
Obama repetiu o gesto segunda-feira de manhã, ao deixar o Rio, a caminho do Chile. De novo, a embaixadora estava na Base Aérea, encarregada de dar tchau em nome do governo brasileiro. 
Aos 56 anos, casada e com dois filhos, Maria De Lujan é só sorrisos ao falar dos quatro beijos que ganhou de Obama.
Com 30 anos de carreira diplomática, Maria de Lujan trabalha no cerimonial do Itamaraty desde 2003. A promoção à chefia veio em janeiro deste ano, no governo Dilma Rousseff. 
Via Correio Braziliense

Nenhum comentário: