Pular para o conteúdo principal

Paulo Chaves: preconceito ou "ódio de classe"?

A nota abaixo foi publicada em O Liberal de ontem:
Meu comentário:

Recentemente o secretário de cultura já havia se referido ao governo anterior, e também aos eleitores do PT, de modo geral, como "muvuca cultural" e como "populismo devasso". O lado oposto, o seu, seria, a seu ver, o lado da cultura de "autor".

Há anos ele bate nessa tecla. Recordo que publicou um artigo, no mesmo O Liberal, logo no início do governo do PT, comparando a chegada ao governo dos petistas à entrada em Paris dos exércitos nazistas. Ou seja, há pelo menos quatro anos ele se ocupa com essas idéias, com essas comparações no mínimo arrogantes, mas, na verdade, preconceituosas. Boas gargalhadas foram dadas naquele momento, diante da sua figura de imagem absolutamente descabida e simplória - ao que nos consta, sua última "autoria" - mas a persistência desse discurso, em alguém que ocupa um cargo público e que tem a obrigação de cuidar da cultura de um estado híbrido e complexo como o Pará é preocupante.

Dividir a cultura em dois campos - o popular e o erudito - não é uma coisa razoável. A cultura é algo bem mais complexo que isso. As pessoas que fazem isso - e conheço muitas, mas nenhuma de maneira tão arrogante e desrespeitosa como Paulo Chaves - cometem o pecado da simplificação: positivizam, funcionalizam, a noção de cultura, conforme seus interesses, ignorando completamente a realidade do campo cultural em sua natureza sempre em disputa, sempre tensa, sempre complexa, sempre híbrida, intranquila e em constante mutação.

O que Paulo Chaves deseja, ainda que não deva ter uma precisa consciência disso, é retornar ao tempo em que a noção de cultura servia como uma moeda simbólica, como um poder simbólico, sendo usada para demarcar a linha de separação entre os grupos sociais. Cristalizada enquanto uma "escala de valores", a idéia de cultura servia para que pessoas mais privilegiadas economicamente preservarem essa sua diferenciação social, indicando, aos menos privilegiados, que possuíam essa matéria ignata, obscura e inespecífica que eles próprios chamavam "cultura".

A "cultura" à qual se referem longamente funcionou como um poder simbólico instrumentalizado como ferramenta para a exclusão social. E é isso que o secretário de cultura, do alto de seu preconceito, de seu "ódio de classe", pretende fazer: transmitir mensagens de poder: ofender, humilhar - e, assim, afastar - as pessoas que não pertencem ao seu mundo "privilegiado".

Um mundo de "classe". Não, necessariamente, um mundo "com classe" - como desejaria - mas um mundo que deseja perpetuar certas estratégias de diferenciação social, mesmo que usando da função pública para isso. O preconceito serve para impor limites subjetivos entre as pessoas. Serve para afastar os indesejados. Serve para transmitir mensagens de poder.

Arrisco uma interpretação sociológica que tenho desenvolvido longamente em outros escritos e em uma de minhas pesquisas: trata-se de um comportamento muito comum entre um nicho das elites paraenses - um nicho, sim, porque as elites nunca são coesas, como também não o são as "classes sociais", se se desejar utilizar essa noção bastante superada hoje em dia mas que, enquanto macrocategoria de análise, ainda tem muita utilidade - o nicho das elites "lemistas", ou seja, dos herdeiros das famílias que chegaram a Belém trazidas pelos velho intendente Antônio Lemos, como é o caso desses "Chaves", desses "Meiras", desses "Lins" e de muitos outros. Nas elites belemenses, esses neo-paraenses (como, sem admitir, parecem se enxergar) são pessoas, muitas vezes, impressionantemente arrogantes. Infinitamente mais arrogantes que outros nichos da elite local. Seria vital, para eles, a estratégia de, na falta de antiguidade, ou em função de uma origem nordestina que parece lhes incomodar, demarcar sua diferença social. Assim que meu trabalho tiver caminhado mais estará publicado e podemos retornar a esse assunto.

Por ora voltando ao ranço elitista do secretário de cultura, creio que posso resumir essa "ópera" com a mais óbvia das constatações: o secretário de cultura não entende NADA de cultura. Está no posto para defender uma determinada visão de cultura realmente antropológica e, portanto, profunda, plena de inerentes contradições mas o que faz é dispor da função pública para afirmar seu preconceito e suas estratégias de poder.

O que produz a seguinte questão, que necessariamente deveria ser indagada, pela sociedade, ao Governo Jatene: Paulo Chaves vai continuar se referindo aos "seres inferiores" que o ameaçam como vândalos e bárbaros, "índios" (Sic) e "caboclos" (Sic)? Não seria isso, do ponto de vista político, uma altíssima inconveniência para o Governador?

Talvez não, talvez alivie o Senhor Governador dos mesmos inconvenientes.

Não percebem, no entanto, que algo mudou na sociedade brasileira e muito especificamente na área cultural. O setor cultural foi um dos que mais evoluíram durante os oito anos do governo Lula. Ao que pese a má gestão atual do Ministério, o Governo Lula contribuiu imensamente para a entrada em cena de novos atores culturais e, de um modo geral, para a democratização dessa redoma de vidro que durante tanto tempo serviu para excluir e para diferenciar as pessoas. Ademais, não percebem uma outra mudança em curso na sociedade: uma mudança estrutural, que se refere a um processo de democratização da cultura pela via do acesso à classe média de 40 milhões de brasileiros, também obra do Governo Lula - e, ainda, o papel da cultura digital em ampliar a acessibilidade dos indivíduos aos bens simbólicos.

Paulo Chaves - e, portanto, o Governo Jatene - vão na direção contrária. A prova mais cabal desse seu atraso está, justamente, na tentativa de validar a noção de cultura enquanto uma "obra" de "autor".

São percepções ultrapassadas: pela ciência e também pelo bom senso. Cultura não é "obra" e nem é o substrato de uma ação de "autoria" que se pretenda individual. Cultura é dinâmica social.

Cultura é mudança, queira o secretário Paulo Chaves ou não.

Comentários

Anônimo disse…
Oh meu deus! Mas como esse pessoalzinho é pequeno mesmo. Algum trauma familiar para esse cidadão não conseguir enxergar o mundo?
Anônimo disse…
... será que essa merda do Partido q/ Se Dá Bem vai se eternizar por aqui... mas que ilusão... até nome de rua que é mais duradouro esse povo esquece!
Anônimo disse…
O Sr foi preciso, professor Fábio. O doutor Paulo Chaves precisa perceber que os tempos são outros e que ele não pode sair por aí dizendo que quer. Alguém devia processá-lo.
Bia disse…
Fábio, você soube que a Secult vai cobrar ingressos para a Feira do Livro a partir da próxima edição? Parece que é mais um ato do "gente diferenciada" Paulo Chaves, indo na mesma direção de preconceito e exclusivismo que você está denunciando. Algumas pessoas, no entanto, estão ponderando que cobrar ingressos ajudaria a preservar o espaço e manter a feira. O que você acha disso? A Secult deve ou não cobrar ingresso para a Feira do Livro?
Anônimo disse…
Um cúmulo essa, pagar para entrar em uma feira que é feita com o dinheiro do povo! Pouca miséria!
Sandro.
Anônimo disse…
É o governo Jatene que fez uma opção de classe, e o povo paraense que fez uma opção de governo.
hupomnemata disse…
Pessoal, em relação a cobrar ingresso para a Feira do Livro, penso que é um absurdo. A função da feira é incluir, e não excluir. O preço do ingresso, qualquer que seja, seria um fator limitador. E pior: funcionaria como mais um desses marcadores simbólicos de exclusão, que comento no texto.
Anônimo disse…
foi erro do liberal, pesquisem na internet as anteriores, a de 2011 é a 15ª
hupomnemata disse…
Pessoal,
Independente de ter sido erro do Liberal, pelo que me foi informado houve o projeto de mudar a numeração da Feira. Ademais, meu post não é, especificamente, sobre esse fato, mas sobre o imaginário "de elite" interferindo na política cultura de Estado.
Henrique Santos disse…
Cobrar pra entrar é mais uma característica do governo Jatene e seus partidários, pegar dinheiro do povo para construir para a elite, como é o caso da Estação das Docas. Enquanto isso lá para o sul do Pará, querem dividir o estado.....
Nete Castro disse…
Cada dia que passa estou convencida e aliviada por não votar NUNCA neste governo. Disso não posso me arrepender. Graças a Deus.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”