21 novembro 2011

Os temas da identidade e da cultura no debate sobre a divisão do Pará 1

A precariedade das formas convencionais da comunicação política, que reduz o debate sobre a divisão do Estado a argumentos falsos, a pseudoraciocínios (que se enganam até na tautologia mais básica - a forma mais elementar das regras do convencimento) e a palavras desprovidas de sentido crítico, como Sim e Não, tem impedido que um debate maior - penso que necessário - seja feito. O Pará inteiro perde com isso, como se sabe, etc.

Nesse sentido, a blogosfera paraense tem publicado alguns textos realmente bons (republicarei vários deles, nos próximos dias, aqui no blog) e tem-se mostrado como uma real alternativa para o debate público esclarecido e equilibrado.

Eu tento fazer minha parte. Tenho discutido o que me cabe, aqui e alí, procurando alinhavar alguns conceitos, algumas idéias. Gostaria, nesse sentido, de partilhar com vocês o texto abaixo, no qual tento discutir alguns dos elementos do fundo da questão. É apenas um paper - e, nesse sentido, imperfeito e ainda em construção- mas para não perder o momento, partilho com os que se interessarem. 

Também publicarei, aqui no blog, os trechos principais.

O texto, intitulado Os temas da identidade e da cultura no debate sobre a divisão do Pará, está disponível no HupoSite para download e pode ser acessado aqui.

Nenhum comentário: