Pular para o conteúdo principal

Seminário: O enraizamento social das tecnologias de informação e comunicação

Amanhã começa o seminário com o prof. Bernard Miège intitulado "O enraizamento social das tecnologias de informação e comunicação", promovido pelo projeto "Midiatização, técnica e tecnologias de informação e comunicação", da Unisinos. 

O seminário será acompanhado em sistema de teleconferências por mais de 100 professores e pós graduandos dos programas de pós graduação em comunicação de várias universidades. Mas também ooderá ser acompanhado pelo link http://avsd.unisinos.br/ead (imagem do evento com a tradução simultânea). 

O seminário ocorrerá entre as 9 h e 12h30min nos dias 16, 17, 18, 19 e 20. 

Nas cinco sessões serão desenvolvidos os seguintes temas/proposições

I. La vision des Tic « polluée » par les approches techno-déterministes. 16.04.2012. 

Temas: Caracterização dos discursos sociais de natureza tecno-deterministas e questões que são obscurecidas pelos mesmos. 

II Des approches des Tic le plus souvent tronquées – Critique des études d’usages. 17.04.2012

Temas: Reflexão sobre as abordagens francófonas sobre o tema: 1º a teoria da formação dos usos sociais das TIC; 2º a concepção etno-metodológica. Seus limites. 

III. Les Tic entre innovation technique et ancrage social- Proposition d’un schéma d’analyse. 18.04.2012

Temas: Proposição de um esquema de análise. Limites da redução do estudo a inter-relação entre a técnica e o social (assim como o cultural).
Proposições: a consideração das especificidades da informação-comunicação ; a inscrição dos movimentos constatados em uma temporalidade de longa duração; a questão da inovação.

IV. Le procès de médiatisation au centre (de la plupart) des attentions. 19.04.2012.

Temas: O processo de midiatização como centro das interrogações.  Visões segundo as quais as TIC são chamadas a substituir a comunicação estabelecida. Adjunção de modalidades novas, orientadas para a midiatização. Modos de comunicação mantidos, aquém da diversidade de formas pelas quais eles se revelam, através do planeta. Continuidades, as complementações e as hibridações x rupturas e mutações radicais. 

V. Les mutations profondes de la sphère médiatique. 20.04.2012.

Temas: A ampliação do domínio mediático. Expectativas de mutações importantes dos dispositivos socio-técnicos constitutivos das mídias e de sua economia de funcionamento. Ponto de vista dos usuários/consumidores, o que eles esperam das novas mídias. Reprodução de modelos já experimentados; práticas midiáticas outras, isso é, menos ou não diretivas, interativas, alternativas e mesmo decorrendo da auto-produção. O critério da programação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”