Pular para o conteúdo principal

Comentando as eleições 14: Por que o PT precisa apoiar Edmilson


Em Belém, o PT não deve ter dúvidas e nem hesitar a respeito do apoio a Edmilson. A hora é de muito trabalho, porque o Governo do Estado, o PSDB e seus apoiadores não moverão esforços para dominar a região metropolitana, que seria para eles uma conquista inédita e decisiva para a consolidação da sua hegemonia.
Penso que, se resta, em algum petista, a dúvida se o PT deve acompanhar o Psol de Edmilson no 2o turno, essa dúvida se deve a uma compreensão incorreta, e talvez egoísta, do processo histórico de Belém e do Pará. Com acréscimo de um ressentimento, é claro, à respeito da postura sectária que o Psol tomou, em relação ao PT, em momentos anteriores.
O fato é que o 2o turno das eleições configura dois campos divergentes, e que Edmilson Rodrigues, juntamente com Jorge Panzera, representam o campo democrático e popular. E é isso que deve importar. Aliás, nem os ressentimentos de alguns devem, agora, importar: os compromissos que nomeiam o PT exigem dele que não seja sectário.
A tarefa é derrotar o PSDB e criar as condições para que Edmilson e Panzera façam uma gestão excelente e compromissada com os valores que todos nós acreditamos..

Comentários

Qual será a posição do PT para o 2º turno em Belém? http://diogenesbrandao.blogspot.com.br/2012/10/qual-sera-posicao-do-pt-para-o-2-turno.html
Martha Marinho disse…
Mas Fábio, você acredita que fará grande diferença esse apoio?Pelos números percentuais mostrados?A militância do PT de 8 anos atrás também não migrou? Onde estão os 55% ou mais dos votantes do Edmilson em 2000 ?com certeza há um mistério a solucionar ,pois a militância nãos e resume aos 4%...
A questão para a derrota do PSDB ,diante da imensa máquina que o governador irá lançar, agora é numérica,não sei....
hupomnemata disse…
Martha,
A verdade é que o eleitorado petista já está com o Edmilson. Mesmo o bloco de 3% que votou no Alfredo tem uma tendência em acompanhar o Psol, agora. O apoio "oficial" do PT tem um potencial de votos residual, portanto. Porém, esse apoio "oficial" tem um impacto sobre a opinião pública em geral, e, assim, pode pesar sobre um outro bloco de eleitores, que hj flutua entre as duas candidaturas. E concordo com vc quanto a dificuldade de ir contra a imensa máquina de guerra que o PSDB vai operar.
Edir Gaya disse…
Professor, já declarei publicamente meu voto ao Edmilson no segundo turno. Sou a favor do apoio crítico ao PSOL, pealas razões citadas no seu post. Agora, é preciso também considerar que o Edmilson bem que poderia tratar o PT com a mesma cortesia que fez ao Gérson Peres, presidente do PP, ao qual Marinor Brito, a vereadora mais votada do partido, já procurou. Sou a favor que o PT apoie o PSOL, mas defendo que o Edmilson tenha a consideração de solicitar esse apoio. É o mínimo, né?
hupomnemata disse…
Fala Edir,
Concordo, é o mínimo. E que já devia ter sido feito.
Edir Gaya disse…
Em política não deve haver Complexo de Édipo...

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”