Pular para o conteúdo principal

Microanálise do PSDB

Sem desconsiderar a complexidade de toda política  pode-se dizer que o PSDB, no seu atual momento de recuo e de introspecção, é um partido relativamente simples, que dá para analisar por meio de uma microanálise. Coisa de passar anos pregando a miniaturização do Estado. Virou um partido mini. Mini nas ideias, mini nas propostas, mini nos compromissos, minie mouse. 

Eis então a microanálise: 

Ela diz respeito à caducidade do partido. Sem bandeiras, sem compromissos e sem projeto, o PSDB vai perdendo até a memória de si mesmo. Para uma agremiação que, ao nascer, se dizia mobilizada por elevados ideais democráticos, a situação atual é, além de contraditória, constrangedora. 

A agenda moralizante do PSDB, sobretudo de José Serra, é o maior sintoma dessa caducidade – próprio ao impulso conservadorista dos caducos. O que o faz trazer para o centro de sua discussão política temas como aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo e outras coisas afins? É claro que a falta de projeto, a lacuna de um debate maior sobre desenvolvimento ou sobre política sociais. 

Outro sintoma dessa caducidade é o cinismo com que fala em "renovação".

Toda vez é a mesma coisa, o PSDB perde as eleições e começa a falar sobre “renovação”. De quadros, de estratégias e de alianças. Porém, o tempo passa e nada é renovado. Assim foi em 2002, quando Alckmin foi derrotado por Lula; em 2006 quando Serra o foi por Lula e em 2010, quando o mesmo o foi por Dilma. O PSDB é um partido velho. Por isso não se renova. Não permite que suas juventudes avancem na estrutura partidária. 

O PSDB não abre espaço para suas própria renovação? É claro que não: nestas eleições foram eleitos dois ex-deputados tucanos, Eduardo Paes e Gustavo Fruet, que saíram do partido porque não tinham futuro diante dos cardeais – a acabaram indo integrar a base de sustentação do Governo Dilma. 

Perder São Paulo é grave, para o PSDB, tanto em termos materiais (população governada, orçamento, poder burocrático, influência legislativa) como em termos simbólicos. E nesses termos perdeu prestígio. Sem forças para avançar sobre si mesmo, lento, vai-se deixando morrer nos ermos da Amazônia, em Manaus e no Pará (é, tinha que sobrar para nós...)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”