Pular para o conteúdo principal

Algumas "chamadas" abertas na área da pesquisa em comunicação


1. Seguem abertas as inscrições para a XVI Conferência Brasileira de Folkcomunicação – FOLKCOM, que acontecerá no período de 26 a 28 de junho na Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Cariri, em Juazeiro do Norte-CE. A conferência vai se concentrar em torno do tema “Arte e Cultura popular para o desenvolvimento regional no contexto da Folkcomunicação”. 
Os interessados em submeter resumos a um dos quatro Grupos de Trabalhos (GTs) têm até o dia 20 de maio para enviar o material para o e-mail gt.folkcom2013@redefolkcom.org. Os artigos completos deverão ser enviados até o dia 10 de junho de 2013. Haverá prêmios estudantis para artigos de estudantes de graduação e pós-graduação. O evento também contará com concursos de audiovisual e de fotografia. Os regulamentos, informações sobre inscrição e programação estão disponíveis no site: www.folkcomufc.blogspot.com.br.

2. Abertas as inscrições de trabalho na IV conferência internacional Small Cinemas – Crossing Borders, que será realizada nos dias 04, 05 e 06 de setembro na Universidade Federal de Santa Catarina. Profissionais e estudiosos de cinema podem enviar trabalhos nos seguintes eixos temáticos: Estéticas e poéticas; Novas tecnologias e subjetividades; Cinema de autor; Produção, distribuição e exibição; Políticas culturais; Cinemas transnacionais.
Resumos de até 300 palavras acompanhados de três ou quatro palavras-chave, pequeno currículo ou vínculo institucional dos autores devem ser encaminhados para o e-mail smallcines@gmail.com até o dia 30 de maio. Serão aceitas propostas em português, inglês ou espanhol.
Para maiores informações: http://4smallcinemas.ufsc.br/

3. O CISECO - Centro Internacional de Semiótica e Comunicação - realizará, no período de 23 a 27 de setembro, no Albacora Praia Hotel em Japaratinga/Alagoas, o Pentálogo IV, abordando o tema “A rua no século XXI: materialidade urbana e ‘virtualidade’ cibernética”.
A conferência de abertura do evento será pronunciado pelo professor Georges Amar – RAPT/França, “A nova era da mobilidade”. Nos dias 23, 24, 26 e 27 serão realizadas mesas redondas com os temas: “Pensar a rua”; “A rua festiva”; “A dor e o protesto na rua”; “Ruas, redes, palavras, imagens”. 
Mais informações em http://www.ciseco.org.br/index.php/pentalogo-iv.html

4. A UFBA organiza, no próximo dia 3 de junho próximo (a segunda-feira da semana da Compós) o Seminário Internacional Estudos de Televisão Brasil-França. O seminário é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas/UFBA, através do Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo, o evento visa possibilitar a interlocução científica entre pesquisadores brasileiros e franceses que se dedicam ao estudo da televisão e enfatizará as questões conceituais e metodológicas articuladas ao fato de termos (no caso dos pesquisadores franceses) ou não termos (no nosso caso, brasileiros) um acervo televisivo constituído e com acesso para pesquisa.
Dentre os temas de debate estarão as políticas públicas de criação, conservação e acesso ao acervo da produção audiovisual/televisiva; experiências de criação e recuperação dos acervos; metodologias de pesquisa em torno do patrimônio televisivo; a utilização do acervo na produção televisiva; desafios metodológicos que enfrentamos em razão de não termos acesso ao acervo da produção televisiva brasileira.
Mais informações: www.telejornalismo.facom.ufba.br

5. Abertas as inscrições para o colóquio internacional Communications organisationnelles et management en contexte numérique généralisé, que será realizado em Nice, França, nos dias 3, 4 e 5 de outubro 2013. O evento é organizado pelo Laboratoire I3M (Information, Medias, Milieux, Médiations), da Université de Nice Sophia-Antipolis, com apoio da Société Française des Sciences de l’Information et de la Communication (SFSIC). Interessados em apresentar trabalhos podem inscrevê-los até 20 de junho.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”