20 maio 2013

Chamada de artigos: Dossiê temático “Direito à comunicação e diversidade”


Chamada de artigos: Dossiê temático “Direito à comunicação e diversidade”, da Revista Eletrônica Eptic Online, produzida pelo Observatório de Economia e Comunicação (Obscom) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O dossiê será lançado na edição de setembro-outubro de 2013 da revista.
Proposta: A Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 65 anos em 2013. Neste período, o debate sobre a importância da comunicação para a cidadania tem ampliado, assim como ocorre com a reivindicação do exercício do direito à comunicação. No Brasil, grupos de mulheres, homossexuais e outros garantiram resoluções da 1ª. Conferência Nacional de Comunicação, realizada em 2009, em prol do direito à comunicação. Também em 2009, a América Latina acompanhou a aprovação da Ley de Medios na Argentina, que resulta em debates para sua implantação ainda hoje. Especialmente desde o ano passado, reflete-se no Brasil sobre a elaboração do Marco Regulatório das Comunicações.
Neste contexto, a Revista Eletrônica Eptic Online pretende estimular a reflexão crítica a respeito do Direito à Comunicação e Diversidade –entendemos aqui diversidade como as questões que envolvem classes, raças, gêneros, relações homoafetivas e multiplicidade culturais. Serão aceitos artigos que tragam discussões teóricas e/ou resultados de pesquisas sobre a comunicação como direito e diversidade: a reivindicação do direito à comunicação; comunicação e classes sociais; comunicação e relações de gênero; mulheres, gays, lésbicas, negros e imigrantes na mídia; políticas de comunicação e diversidade; comunicação e cidadania. As contribuições podem abordar vários aspectos, como política de comunicação, estrutura e análise de conteúdo e programação de emissoras de rádio e TV (comunitárias, comerciais ou educativas), assim como publicações impressas e online.
Prazo final para envio: 31/05/2013

Nenhum comentário: