Para dar vontade de ler:
Quem controla a mídia no Brasil?
Há 9.477 veículos de comunicação
no Brasil. Somente uma minoria deles produz seu próprio conteúdo, e por isso se
vinculam em redes, com outros veículos. Econômica e tecnicamente é vantajoso
reproduzir a programação dessas redes, pois com isso cortam, ou reduzem, os
gastos de produção e ainda se beneficiam da operação de marketing dos grandes
grupos nacionais, como Globo, Record, SBT e Band.
Os grandes grupos nacionais
dominam o mercado, produzindo o conteúdo que será veiculado por esses veículos
locais. Alguns complementam a programação com pequenas parcelas de produção
local, mas não há uma efetiva regionalização das programações.
Mas, para analisar melhor como se
dá o controle de mídia no país, é preciso fazer uma separação de níveis entre
os grandes grupos e os grupos regionais. No primeiro nível estão os grandes
produtores de conteúdo, que também possuem concessões de rádio e TV, além de
jornais, editoras e portais na Internet. São os seguintes:
• Organizações Globo –
Pertencente aos herdeiros do jornalista Roberto Marinho. Controla 69 veículos
de comunicação, vinculados às redes Globo de televisão, Globo de rádio e CBN de
rádio. Também possui o Jornal Globo, portal na Internet e editora.
• Igreja Universal do Reino de
Deus – Comandada pelo bispo Edir Macedo. Controla 27 veículos em quatro redes:
as TVs Record, Record News e Família e a rede Aleluia de rádios FM.
• Sistema Bandeirantes de
Comunicação – Propriedade da família Saad. Controla 47
veículos nas redes de TV Band,
Band News, PlayTV e Band Sat e, ainda, na rede de rádio Band FM,
• Sistema Brasileiro de Televisão
(SBT) – Pertencente ao empresário Sílvio Santos, possuindo 19 veículos de
televisão.
• Grupo
O Estado de São Paulo (Estadão) – Controlado, desde sua fundação, pela família
Mesquita. Além do jornal principal, também edita o Jornal da Tarde. Possui uma
influente emissora de rádio, a Eldorado FM e a principal agência de notícias do
país, a Agência Estado.
• Grupo
Folha da Manhã – De propriedade da família Frias. Controla o jornal Folha de
São Paulo, um instituto de pesquisas de opinião, o DataFolha, alguns jornais
menores e o portal/ provedor Universo On-Line (UOL).
• Grupo
Abril – Pertencente à família Civita. Controla a MTV e, por meio dela, 74
veículos de comunicação. É responsável por 70% do mercado de revistas do país,
incluindo o semanário Veja.
• Grupo Sisac – Sistema
Adventista de Comunicação. Possui 19 veículos, centrado na rede de rádio Novo
Tempo.
• Grupo Renascer – Pertencente à
Igreja Apostólica Renascer em Cristo. Controla duas redes de TV: Gospel e RBT.
• Grupo FJPII (Fundação João
Paulo II) – Vinculado à Igreja Católica, controla a rede Canção Nova (TV), com
11 veículos.
Em termos de controle do mercado
anunciante, no campo da televisão, estima-se que a Rede Globo detenha cerca de
38% do mercado total nacional. Em segundo lugar fica a rede Record, com 16% e,
em terceiro, o SBT, com 13% do mercado.
O segundo nível é formado pelos
grupos regionais. Alguns possuem uma expressão econômica maior do que os
demais, mas em geral, são replicadores dos conteúdos produzidos pelo primeiro
nível.
• Grupo
RBS (Rede Brasil Sul de Comunicação)- Família Sirostski no Rio Grande do Sul.
Possui 21 emissoras FM, 18 emissoras geradoras de TV e 259 retransmissoras de TV
em dois estados: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Parceiro da Rede Globo.
• Organizações Jaime Câmara –
Possui 27 veículos em dois estados: Goiás e Tocantins. Destaque para a Rádio
Araguaia e para o jornal O Popular, de Goiânia.
• Grupo Docas Investimento, do
empresário Nelson Tanure, que possui o Jornal do Brasil, A Gazeta Mercantil, a
revista Forbes Brasil e a agência de notícias InvestNews.
• Sistema
Mirante – Da família Sarney. Com 22 veículos, dentre rádios, TVs e jornais,
domina a comunicação no Maranhão.
• Organizações
Rômulo Maiorana (ORM) – Tem 15 veículos no Pará, dentre dois jornais em Belém –
O Liberal e Amazônia –, emissoras de TV e de rádio.
• Central Barriga Verde de
Comunicação (CBV) – Possui 14 veículos em Santa Catarina. Afiliado à Band.
• Grupo
Petrelli de Comunicação (RIC) – Possui 14 veículos no Paraná. Afiliado à
Record.
• Sistema
Jornal do Commercio de Comunicação – 14 veículos em Pernambuco. Afiliado à
Globo.
• Grupo Boa Sorte. Tem 13
veículos no Tocantins. Afiliado ao SBT.
• Rede Amazônica – Sediado em
Manaus, possui 13 veículos espalhados pelos estados do Amazonas, Roraima, Acre
e Rondônia.
Há muitos outros. Grupos
regionais, a maioria deles dominados por famílias de políticos. Por exemplo: os
Barbalho, do Pará, têm a Rede Brasil Amazônia de Comunicação, que reproduz, em
Belém, o sinal da Band. Os Collor em Alagoas, os Alves e os Maia no Rio Grande
do Norte, os Magalhães na Bahia e os Jereissati no Ceará possuem emissoras que,
localmente, reproduzem o sinal da Globo. Mais à frente detalharemos mais como
funciona o controle da mídia.
No total, há 41 grupos de
comunicação com abrangência nacional ou regional expressiva no Brasil. Esses 41
grupos controlam 551 veículos de comunicação, dentre rádios e TVs ou jornais.
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