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Comunicação, poder e democracia: Quem controla a mídia no Brasil?

Para dar vontade de ler:


Quem controla a mídia no Brasil?

Há 9.477 veículos de comunicação no Brasil. Somente uma minoria deles produz seu próprio conteúdo, e por isso se vinculam em redes, com outros veículos. Econômica e tecnicamente é vantajoso reproduzir a programação dessas redes, pois com isso cortam, ou reduzem, os gastos de produção e ainda se beneficiam da operação de marketing dos grandes grupos nacionais, como Globo, Record, SBT e Band.
Os grandes grupos nacionais dominam o mercado, produzindo o conteúdo que será veiculado por esses veículos locais. Alguns complementam a programação com pequenas parcelas de produção local, mas não há uma efetiva regionalização das programações.
Mas, para analisar melhor como se dá o controle de mídia no país, é preciso fazer uma separação de níveis entre os grandes grupos e os grupos regionais. No primeiro nível estão os grandes produtores de conteúdo, que também possuem concessões de rádio e TV, além de jornais, editoras e portais na Internet. São os seguintes:
• Organizações Globo – Pertencente aos herdeiros do jornalista Roberto Marinho. Controla 69 veículos de comunicação, vinculados às redes Globo de televisão, Globo de rádio e CBN de rádio. Também possui o Jornal Globo, portal na Internet e editora.
• Igreja Universal do Reino de Deus – Comandada pelo bispo Edir Macedo. Controla 27 veículos em quatro redes: as TVs Record, Record News e Família e a rede Aleluia de rádios FM.
• Sistema Bandeirantes de Comunicação – Propriedade da família Saad. Controla 47
veículos nas redes de TV Band, Band News, PlayTV e Band Sat e, ainda, na rede de rádio Band FM,
• Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) – Pertencente ao empresário Sílvio Santos, possuindo 19 veículos de televisão.
Grupo O Estado de São Paulo (Estadão) – Controlado, desde sua fundação, pela família Mesquita. Além do jornal principal, também edita o Jornal da Tarde. Possui uma influente emissora de rádio, a Eldorado FM e a principal agência de notícias do país, a Agência Estado.
Grupo Folha da Manhã – De propriedade da família Frias. Controla o jornal Folha de São Paulo, um instituto de pesquisas de opinião, o DataFolha, alguns jornais menores e o portal/ provedor Universo On-Line (UOL).
Grupo Abril – Pertencente à família Civita. Controla a MTV e, por meio dela, 74 veículos de comunicação. É responsável por 70% do mercado de revistas do país, incluindo o semanário Veja.
• Grupo Sisac – Sistema Adventista de Comunicação. Possui 19 veículos, centrado na rede de rádio Novo Tempo.
• Grupo Renascer – Pertencente à Igreja Apostólica Renascer em Cristo. Controla duas redes de TV: Gospel e RBT.
• Grupo FJPII (Fundação João Paulo II) – Vinculado à Igreja Católica, controla a rede Canção Nova (TV), com 11 veículos.
Em termos de controle do mercado anunciante, no campo da televisão, estima-se que a Rede Globo detenha cerca de 38% do mercado total nacional. Em segundo lugar fica a rede Record, com 16% e, em terceiro, o SBT, com 13% do mercado.
O segundo nível é formado pelos grupos regionais. Alguns possuem uma expressão econômica maior do que os demais, mas em geral, são replicadores dos conteúdos produzidos pelo primeiro nível.
Grupo RBS (Rede Brasil Sul de Comunicação)- Família Sirostski no Rio Grande do Sul. Possui 21 emissoras FM, 18 emissoras geradoras de TV e 259 retransmissoras de TV em dois estados: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Parceiro da Rede Globo.
• Organizações Jaime Câmara – Possui 27 veículos em dois estados: Goiás e Tocantins. Destaque para a Rádio Araguaia e para o jornal O Popular, de Goiânia.
• Grupo Docas Investimento, do empresário Nelson Tanure, que possui o Jornal do Brasil, A Gazeta Mercantil, a revista Forbes Brasil e a agência de notícias InvestNews.
Sistema Mirante – Da família Sarney. Com 22 veículos, dentre rádios, TVs e jornais, domina a comunicação no Maranhão.
Organizações Rômulo Maiorana (ORM) – Tem 15 veículos no Pará, dentre dois jornais em Belém – O Liberal e Amazônia –, emissoras de TV e de rádio.
• Central Barriga Verde de Comunicação (CBV) – Possui 14 veículos em Santa Catarina. Afiliado à Band.
Grupo Petrelli de Comunicação (RIC) – Possui 14 veículos no Paraná. Afiliado à Record.
Sistema Jornal do Commercio de Comunicação – 14 veículos em Pernambuco. Afiliado à Globo.
• Grupo Boa Sorte. Tem 13 veículos no Tocantins. Afiliado ao SBT.
• Rede Amazônica – Sediado em Manaus, possui 13 veículos espalhados pelos estados do Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.
Há muitos outros. Grupos regionais, a maioria deles dominados por famílias de políticos. Por exemplo: os Barbalho, do Pará, têm a Rede Brasil Amazônia de Comunicação, que reproduz, em Belém, o sinal da Band. Os Collor em Alagoas, os Alves e os Maia no Rio Grande do Norte, os Magalhães na Bahia e os Jereissati no Ceará possuem emissoras que, localmente, reproduzem o sinal da Globo. Mais à frente detalharemos mais como funciona o controle da mídia.
No total, há 41 grupos de comunicação com abrangência nacional ou regional expressiva no Brasil. Esses 41 grupos controlam 551 veículos de comunicação, dentre rádios e TVs ou jornais.


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