17 julho 2013

Declaração de apoio à Chapa 2 - LutaFenaj

Gostaria também de registrar meu apoio à Chapa 2 - LutaFenaj, que disputa as eleições da Fenaj.

Num tempo de transformações do jornalismo e dos jornais, num tempo de reconfiguração das comunicações, há uma coisa que permanece verdadeira e fundamental: a necessidade de defender a postura crítica e contemporânea do jornalismo.

Postura crítica significa muitas coisas, mas uma delas me parece central: justamente a capacidade de caminhar ao lado da sua época, da sua categoria profissional, da sua profissão, dos processos que estão mudando a maneira de informar. Das demandas deste tempo, enfim.

Essas demandas dizem respeito à uma Lei da Mídia, ao Marco Regulatório da Internet, às novas militâncias da cultura digital e a um rigoroso controle social dos cartéis brasileiros de comunicação.

Mas também dizem respeito a uma renovação do papel sindical na sociedade brasileira. Num tempo em que se fala da sujeição dos sindicatos aos modelos da "sociedade de crise", é preciso ter coragem para renovar a luta sindical. 

Fábio Fonseca de Castro, jornalista, professor da Faculdade de Comunicação e do Programa de pós-graduação em Comunicação, Cultura e AmazIonia da Universidade Federal do Pará.

Nenhum comentário: