Pular para o conteúdo principal

Metodologías de investigación en comunicación

Foi lançado o livro Metodologías de investigación en comunicación. Perspectivas transformadoras en la práctica investigativa,organizado por Efendy Maldonado, Jiani Adriana Bonin y Nísia Martins do Rosário e publicado na la colección Encuentros, do Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina, CIESPAL.
O Resumo:
Esta publicación del CIESPAL contiene un conjunto de textos teórico-metodológicos que desarrolla sus argumentos a partir de proyectos realizados en el contexto de programas académicos de excelencia, en los doctorados y maestrías de Brasil y Argentina. La problemática central de todos los textos es la metodológica, dimensión que no cuenta con suficiente atención epistemológica en las prácticas investigativas comunicacionales, y que exige una precaución singular para garantizar la producción de proyectos de alto nivel académico y científico. Sus diferentes capítulos presentan teorizaciones, análisis, reflexiones, propuestas metodológicas, conceptualizaciones epistemológicas en la perspectiva de la renovación y del fortalecimiento de la investigación en comunicación.  
Sus autores generaron este libro con la idea de compartir con los colegas los procesos investigativos para suscitar un pensamiento metodológico crítico e inventivo en sus prácticas de estudio, producción y formulación de proyectos, mediante el aprendizaje reflexivo, e introducir en sus lógicas argumentos, premisas, opciones, montajes y realizaciones concretas. 
Los textos han sido articulados en torno a tres ejes centrales como son: concepciones metodológicas, construcciones metodológicas en investigaciones concretas y experiencias en iniciación científica. 
Esta publicación es la N° 24 de la colección Encuentros del CIESPAL, se lo puede encontrar en nuestras instalaciones, Diego de Almagro N32-133 y Andrade Marín.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”