05 outubro 2014

Amanhã: Debate na UFPA - Memecracia: a desconstrução dos candidatos ao governo do estado do Pará



Amanhã, 6, um grupo de alunos de 2012 apresenta a mesa de debate "Memecracia: a desconstrução dos candidatos ao governo do estado do Pará Helder Barbalho e Simão Jatene no Facebook, nas eleições do primeiro turno em 2014". O evento será às 10h no Auditório do Instituto de Letras e Comunicação - ILC.

Saiba mais:
“Memecracia” é um trabalho acadêmico da disciplina Estudos de Temas Contemporâneos, que consiste em uma mesa-redonda para debater o tema desconstrução da imagem de políticos no Facebook por meio de “memes”, ideias que se propagam pela internet, podendo ser imagens, vídeos, hashtags, entre outros. Para tanto, devem ser analisados alguns memes dos dois principais candidatos ao governo do Pará, Simão Jatene e Helder Barbalho. 
A mesa será composta por três professores, cada um abordando um foco específico sobre o tema. O professor Dr. Fábio Fonseca Castro, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA abordará a contribuição das redes sociais para formação de opinião. A professora Dra. Marise Morbach, cientista política que discute Mídia e Política, deverá abordr a influência do Facebook para as intenções de voto, e o professor Dr. Otacílio Amaral, coordenador do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, trará sua perspectiva estética para o debate.
A atividade começará com a apresentação de alguns dados sobre o fenômeno dos memes na internet e a mostra de alguns memes postados no Facebook utilizando a imagem ou ideia dos dois principais candidatos. Em seguida, os professores convidados terão, cada um, vinte minutos para abordar a temática sob seus focos específicos, e por fim os mediadores do debate, alunos integrantes da equipe do trabalho, farão algumas perguntas para esclarecer o assunto em tela.
O debate será transmitido ao vivo por meio de aplicativo de transmissão pela internet, com link e fanpage no Facebook, além de um perfil no Twitter, em que os seguidores poderão acompanhar as principais ideias abordadas na discussão.

Nenhum comentário: