Pular para o conteúdo principal

Semana que vem: Diálogos Metodológicos no PPGCOM!

- Palestra apresentando o PPGCOM à sociedade
- Oficina de elaboração de projetos de pesquisa em Comunicação

- Palestra sobre Comunicação e Semiótica

De 17 a 21 de novembro, o Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará realizará a segunda versão do Projeto Diálogos. Dessa vez são os Diálogos Metodológicos, espaço para os discentes e docentes exporem e refletirem, conjuntamente, sobre as questões enfrentadas em suas pesquisas. Esse eixo temático está subdividido em três importantes momentos para os mestrandos, professores e candidatos interessados no processo seletivo de 2015.
No dia 17, o evento terá início com um bate papo com o coordenador do PPGCOM, professor Fábio Castro, que explicará a estrutura funcional do mestrado em Comunicação e suas linhas de pesquisa: Mídia e Cultura e Estratégias de Comunicação Midiática na Amazônia. Em seguida, às 15 horas, será a oficina intitulada Projetos de Pesquisa em Comunicação.
A oficina será ministrada nos dias 17 e 18, pela professora doutora Guaciara Barbosa de Freitas, destinada aos alunos do programa e às pessoas interessadas em se inscreverem no processo seletivo do mestrado de Comunicação Turma 2015.
O curso será uma oportunidade de aproximação dos alunos com o objeto comunicação, considerando as dificuldades enfrentadas na elaboração de um projeto de pesquisa, principalmente com as questões metodológicas, que vão desde a elaboração do problema com suas referências teóricas, o estabelecimento de conceitos e a pertinência ao campo, até procedimentos de observação e previsões de tratamento de dados. Assim, explica o coordenador, Fábio Castro, a oficina se constitui na possibilidade de estímulo para os estudantes-pesquisadores exercitarem suas competências de análise metodológica de textos e a ampliação do conhecimento deles sobre o campo onde se inserem seus objetos de investigação, inclusive através da busca de pesquisas relacionadas aos temas em pauta em seus projetos.
É a primeira vez que o programa oferece um curso dessa natureza, com duas propostas distintas e convergentes, atender os alunos do mestrado e os prováveis candidatos ao processo seletivo, possibilitando uma preparação preliminar na construção do projeto de pesquisa.
No dia 21, o PPGCOM realizará debate/aula com professor doutor Erasmo Borges, da UFPA/UNAMA, que discutirá a semiótica como procedimento metodológico em comunicação. A teoria semiótica procura explicar os sentidos do texto. Para tanto, examina, num primeiro momento, os mecanismos e procedimentos de seu plano de conteúdo. Ou seja, o plano de conteúdo de um texto é concebido, metodologicamente, sob a forma de um percurso gerativo.
Para inscrição aos cursos, os interessados devem enviar email para: poscomunicacaoufpa@gmail.com. Todas as atividades são gratuitas e certificadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”