Sobre mim

Sou professor associado da Universidade Federal do Pará (UFPA), com atuação na interface Antropologia, Sociologia e Comunicação usando referencial metodológico fenomenológico e hermenêutico. 

Atuo em dois programas de pós-graduação: o PPG em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) e o Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (Ppgcom), bem como na Faculdade de Comunicação, três unidades da UFPA. 

Sou graduado em Comunicação Social pela UFPA (1990), mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (1994), mestre em Antropologia pela Universidade de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2000), doutor em Sociologia pela Universidade de Paris V (Sorbonne-Descartes) (2003), pós-doutor em Comunicação, com ênfase em etnométodos e estudos sobre interação social pela Universidade de Montréal (2014). Também atuei como professor visitante no Departamento de Sociologia da Universidade de Cambridge (2017-2018).

Coordeno, juntamente com a Marina Ramos Neves de Castro, igualmente professora da UFPA, o SISA - Grupo de Pesquisa Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas. Fui Secretário de Estado de Comunicação no Governo do Pará e ocupei outros cargos e funções: Coordenador do PPG Comunicação, Cultura e Amazônia, Coordenador do GT Comunicação e Cultura da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós), Secretário de Estado Especial para o Desenvolvimento Social (Governo do Pará), Chefe do Departamento de Comunicação da UFPA, diretor do Museu da Imagem e do Som do Pará, Coordenador da Câmara de Políticas Sócio-Culturais do Governo do Pará, Coordenador da Área de Desenvolvimento Cultural da Fundação Cultural do Pará, Assessor Especial para o Planejamento Político na Casa Civil do Governo do Estado do Pará, Membro do Conselho Superior de Pesquisa, Ensino e Graduação da UFPA, Membro Consultivo do Conselho do Parque de Tecnologia do Guamá, delegado pelo Pará à I Conferência Nacional de Comunicação.

Aqui, meu CV na plataforma Lattes, do sistema brasileiro de ciência e tecnologia. E aqui, no Academia.edu, uma lista das minhas publicações.

Fora daí interessa saber que tenho péssima coordenação motora e que não dirijo bem. Não sei pintar, nem cantar e nem ler partituras.

Politicamente, sou um democrata de esquerda, filiado ao Partido dos Trabalhadores e internacionalista por convicção. Muito estou empenhado em produzir novas sínteses para pensar o modelo de desenvolvimento justo e sustentável para a região amazônica.

Culturalmente, me interesso por um monte de coisas: muitíssimo por literatura e por filosofia, mas também por história, geopolítica, fotografia, cinema, teatro, cultura pop, etc.