Pular para o conteúdo principal

DemocRATS

A Science et Vie de Setembro está interessante, fala de como somos enganados pelo nosso cérebro. Inclui um daqueles testes onde vemos linhas direitas todas tortas ou onde nos apercebemos das partidas que o nosso cérebro nos prega ao lermos um curto texto.

Mais intrigante é a seção onde se discute a utilização deste conhecimento por campanhas de publicidade. Há mesmo uma nova técnica, o neuromarketing, que utiliza a imagiologia cerebral como ferramenta para descobrir formas de manipular os nossos comportamentos impulsivos, contornando a nossa racionalidade “desmancha-prazeres”.

Nessa seção surge como exemplo a utilização de publicidade subliminar (que é proibida) na campanha de Bush para as presidenciais de 2000 (é notável a panóplia de truques baixos deste senhor). Aparentemente, procurava-se com o anúncio que o espectador associasse, de forma inconsciente, a palavra "RATS" (literalmente "ratazanas", mas também vira-casacas, renegado, traidor) a Gore e aos democRATS em geral, através da inserção durante 1/30 de segundo daquela palavra em letra grande, logo após a passagem de uma imagem de Gore. O assunto foi falado por exemplo aqui e aqui, tendo sido ridicularizado pelos republicanos. No entanto, a associação de ideias é tão boa que custa a crer que a associação não fosse intencional (apesar de estar mascarada pela palavra “bureaucRATS”, que aparece no anúncio).

Podemos pensar que a publicidade subliminar é inofensiva, no entanto a revista afirma, quiçá demasiado peremptoriamente, que "está provado: uma mensagem subliminar condiciona-nos durante duas semanas!", numa alusão a um estudo feito na Universidade de Uppsala. A revista refere também estudos usando técnicas como a Ressonância Magnética Funcional, como os de Sanislas Dahaene (SHFJ, Inserm-CEA, França), que mostram que o tratamento dessas palavras subliminares não implicam apenas as regiões sensoriais do nosso cérebro mas também outras regiões, sendo tratadas de forma tão global como informações recebidas conscientemente. Refere também o estudo de Joel Weinberger (Univ. Adelphi, USA), autor de um artigo publicado na Science (2003, 299:1309, "Did RATS bite Gore?") sobre o impacto do anúncio na imagem de Gore, citando-o: "o debate, hoje, já não é o de saber se o princípio das imagens subliminares funciona: os seus efeitos são bem reais! Doravante, a questão é determinar o alcance das suas repercussões nos espectadores".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”