Pular para o conteúdo principal

Heranças à Esquerda 4

O Cristianismo revolucionário.

Entender o que chamei, no post anterior, de potencial revolucionário da Igreja significa entender a diferença entre as crenças presentes no mundo onde o cristianismo nasceu e cresceu e a mensagem inovadora trazida por ele. Entender essa diferença significa entender em que medida a doutrina cristã pregava uma revolução social.

As sociedade pré-cristãs, aí incluídas a intersubjetividade presente na Grécia, no Mediterrâneo, na Palestina, no Crescente Fértil, na Ásia Menor e no Egito, tinham algo em comum no que se refere a suas práticas religiosas: a percepção de que a alma não era algo inerente a todo ser, e sim algo em estado bruto ou fugidio, que poderia, no entanto, ser aperfeiçoado, construído, merecido. A esses homens era absolutamente chocante a idéia de que todos os homens teriam alma, de que todos os homens eramn iguais perante Deus, pregação básica e, por tudo isso revolucionária, que o cristianismo trouxe.

Perceba-se que quando digo revolucionário não estou dizendo inovador. A percepção cristã apenas renovava tradições bem antigas, presentes em todo esse espaço geográfico que referi. Como também, aliás, na própria Bíblia, onde salmistas vigorosos pregaram contra o orgulho dos ricos, a vaidade da veleidade e muito odiaram os poderosos e os que muito tinham.

A essência da mensagem cristão é esse comunismo bárbaro, pré-utópico, centrado num mítico e ao mesmo tempo místico nivelamento absoluto de tudo e de todos, gente, mundo, desejo. Um nivelamento de classes e uma uniformização das possibilidades, sempre renovada e garantida pela pregação quase selvagística do ódio aos ricos – que não serão admitidos na ceia do Senhor.

Alain de Benoist, em “Les idées à l’endroit”, 1979, diz que as sociedade antigas compreendiam o cristianismo como uma religião de escravos, ou como uma espécie de contra-cultura. Por isso ela atraia os despossuídos, os insatisfeitos, os renegados. Os primeiros cristãos eram os sem-família, os sem-terra, os profissionais mais injustiçados e dos setores menos elevados da escala de produção. Apisoadores, cardadores, artesãos, escravos. Gente rude e com pouca informação. Hostes de desvalidos, esquálidos, mendigos.

Eu próprio repudio o cristianismo como herança à esquerda. Creio que o mal que fez foi, sempre, muito maior que o bem, e penso que esse cristianismo antigo é apenas uma evidência, não um fato migrável aos nossos dias. No entanto, ele precisa ser conhecido e reconhecido em sua dimensão histórica, e isso vem a ser uma herança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”