Pular para o conteúdo principal

Heranças à Esquerda 17

O marxismo soviético: Perestroika e Glastnost

O programa de reformas de Gorbachev foi inspirado pela discussão Liberman. Sua equipe econômica veio quase integralmente da Faculdade de Economia da Universidade de Kharkov e o projeto da Perestroika – literalmente, reforma econômica – seguia o modelo estímulo/regulação não intervencionista como proposta.

Cabe lembrar que a Perestroika tinha um equivalente político no programa da Glastnost – literalmente publicidade, no sentido de tornar público, informar, dar direto à informação. Esta foi imediatamente aceita, produzindo uma corrente liberalizante sem equivalente na história soviética e russa. Já a reforma econômica, por sua vez, caminhou a passos lentos e, algumas vezes, críticos. O objetivo tático era reconverter o complexo industrial-militar em complexo de produção de bens de consumo e de tecnologia para, com isso, diminuir as carências da vida cotidiana. Era necessário tempo para isso, sem contar a oposição dos burocratas. A uma taxa de crescimento de 2% ao ano a população só perceberia as mudanças a médio prazo, enquanto as pressões, permitidas pela abertura política, tinham uma agilidade oposta. Para completar o cenário crítico, em 1986 ocorreu uma crise internacional do petróleo que implicou a redução das importações de alimentos e, em 1988 uma crise na colheita cerealista que reduziu a produção de alimentos em 20% em relação à de dez anos antes.

O que seguiu todos sabemos: um processo de redução da autoridade política de Gobachev, ofensivas restauracionistas, a fixação de uma hostilidade geral contra o Partido Comunista na figura de Boris Yeltsin, a onda de independências nacionais e, por fim, a independência russa, que tornou nulo o poder de Gobarchev.

Pensar na discussão Liberman, que é uma das raízes, senão a principal, da Perestróica e da Glasnost, permite construir uma herança de responsabilidade crítica quanto à experiência do totalitarismo soviético. Das melhores intenções de Outubro ao comunismo degenerado e paranóico de Stalin há uma escala de experiências políticas. A discussão Liberman não é o limite dessa escala e, provavelmente, ela criou mais problemas do que soluções, mas é um contrapeso útil. Por que o evoco? Porque acredito que a ucronia – a narrativa da história-que-poderia-ser – é uma reserva moral para corrigirmos o erros e para que possamos seguir em frente, abrindo novos caminhos, aprendendo com a experiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”