Primeiramente, um mapa de Nova York, com seus cinco grandes distritos e suas divisões em bairros.
As cores indicam, como se vê nas legendas, o rendimento familiar médio: De menos de 25 mil dólares / ano (o verda mais escuro, quase azul) a mais de 70 mil / ano (o verde mais claro, quase amarelo). Agora, vejam outro mapa, que representa a quantidade de áreas de lazer, praças e playgrouns em NY:
Ok. Agora, um terceiro mapa, que superpõe os dois mapas anteriores. O resultado mostra que a maioria das áreas de lazer se concentram nas áreas onde moram as famílias com menor rendimento. Isso chama-se política social. É importante para conter a violência doméstica e social, bem como para melhorar os índices de saúde pública, IDH, etc. E que tal se projetarmos sobre Belém? Bem, já fizemos, várias vezes. A concentração de áreas de lazer, praçaz e equipamentos congêneres está nos bairros de Nazaré, Batista Campos, São Braz, Umarizal, Reduto, áreas mais ricas...
Comentários
O Brasil vai sediar uma copa e uma olimpiada cadê o trabalho de base pra garimpar possíveis talentos? Ou mesmo criar possibilidade para que estes jovens venham a praticar algum esporte? E o Pará ? Por que não tem um projeto destes a longo prazo? Com toda aquela área ociosa ao redor do Mangueirão, com um complexo olímpico como o da Escola Superior de Educação Física, com ginásio, pista olímpica e piscina subutilizados? Alguém já parou para pensar na mídia gratuita e extremamente positiva pode trazer ao estado um projeto sério voltado para as próximas olimíadas? E se por graça do destino um destes atletas se destacar neste cenário esportivo? De quebra ainda se poderia encampar uma campanha pra proteger estes jovens de drogas como o crack, se disseminando cada vez mais e de uma forma assustadora.