Pular para o conteúdo principal

Conferência de cultura 6: A questão do audiovisual

É possível uma indústria brasileira de audiovisual? Sim, desde que haja soluções para dois diferentes problemas: fomento e distribuição.
O ministério da Cultura desenvolve uma política de fomento avançada. Atualmente há onze editais de fomento à produção cinematográfica abertos, bem estruturados setorialmente e com investimentos à fundo perdido. Porém, considerando a diversidade e a disputa regional, pode-se dizer que o caminho a fazer ainda é longo. Como política pública na área do fomento, também é importante mencionar o programa Doc Tv, que financia a produção e a exibição, nas TVs públicas, de documentários. O programa abriu uma nova frente de produção, que é um influxo importante para os mercados locais, e acabou construindo referenciais de qualidade que servem, também, para o debate e reflexão entre os profissionais do setor.
Outras iniciativas contribuem para a consolidação de uma política de fomento ao audiovisual: o programa Olhar Brasil, que implanta núcleos de produção digital e que já está em 12 estados; a Lei do Audiovisual; a criação da Ancine (Agência Nacional de Cinema), e do Funcine, fundo que possibilita a atração de capital de risco para a produção cinematográfica.
Já no campo da distribuição, os problemas avolumam-se. Não há um modelo de negócio, nem pensado e nem consolidado. Há a TV pública, mas o projeto da TV Brasil ainda deixa a desejar, é falho, fraco e frágil. Por outro lado, a tradicional Fundação Padre Anchieta atravessa a maior crise da sua histórica, sobrevivendo praticamente sem apoio do governo José Serra (PSDB), em São Paulo. As TVs públicas estaduais, por sua vez, têm políticas de exibição precárias.
O que não há, na verdade, é um projeto de interação econômica entre internet, cinema, TV aberta, TV fechada, mercado de vídeo e telefonia celular. A TV aberta quase chega a cobrar, para exibir filmes nacionais, e geralmente o faz em horários ridículos. E sem TV aberta como elo de marketing, os cinemas fecham suas portas à produção nacional. No Brasil, ela ainda é a base da cadeia.
Porém, ainda mais perverso é o fato de que, atualmente, 95% dos municípios brasileiros não terem cinemas. Ademais, há também o problema da concentração da exibição em cinemas nas mãos das grandes redes multiplex, que se concentram em shoppings.

Comentários

Anônimo disse…
Excelente a análise. Como disse antes é raro encontrarmos informação qualificada a respeito de cultura e comunicação; temas tão apaixonantes que, penso, acabam por obnubilar o raciocínio das pessoas. Este blog coloca, informa e analise com lucidez esses assuntos.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”