Como todos sabem, foi exibido ontem o último episódio de Lost. Aqui, via Tiago Dória, alguns números sobre o “grande evento”:
M.A.S.H continua sendo a série de TV que, em seu capítulo final (exibido em 1983), teve mais audiência em todos os tempos – 105 milhões de espectadores.
O capítulo final de Lost rendeu 20.5 milhões de espectadores, segundo estimativas da emissora de TV ABC; 13 milhões, segundo o instituto Nielsen. Foram mais de 45 minutos de comerciais, de anunciantes que pagaram US$ 900 mil por 30 segundos, porém esse valor não tornou o capítulo final de Lost o mais lucrativo da história da TV.
É lógico que, ao olhar esses números, deve se levar em conta que, hoje em dia, vivemos em um outro mundo, a audiência está bem mais segmentada em diversas plataformas.
Diversas lições podem ser tiradas de Lost. Foi uma das primeiras séries que realmente mostrou que um outro modelo de distribuição, menos restritivo, era possível. Capítulos completos e não apenas trechos eram disponibilizados no site da ABC, inclusive via streaming, e o iTunes, com o seu sistema de micropagamento, serviu de plataforma para distribuição da série.
Lost terminou na TV, mas continuará em diversas plataformas – DVDs, sites de p2p e milhares de blogs e comunidades online, que continuarão a discutir e a rever cada detalhe da série que ficou 6 temporadas no ar. É bem provável que a ABC ainda explore resquícios da série.
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