Pular para o conteúdo principal

Política de comunicação 17: Por que a banda larga é importante?


Pelo seguinte: daqui a uma década, mais ou menos, a banda larga será uma sinônimo para telecomunicação. O governo FHC privatizou o monopólio estatal sobre o setor e esperou que as teles, as multinacionais que dominam esse campo, cumprissem a meta de universalizar o serviço, levando-o a todo o país. Põem, ninguém fez isso, pela mera razão de que não havia interesse comercial – ou seja, o investimento necessário não seria compensado pelo posterior lucro. Aliás, é sempre bom lembrar que nem mesmo a propalada universalização da telefonia fixa, da simples e melancólica telefonia fixa, chegou a acontecer e hoje só 40% dos lares brasileiros, bem como dos pequenos negócios adjacentes, a possuem.
A verdade é que o setor privado foi ineficiente. Atualmente, o Brasil possui apenas 12 milhões de domicílios conectados à internet. Além disso, é reconhecido por todos que os serviços prestados pelas teles são escassos, caros e de má qualidade. O gasto com banda larga na renda mensal per capita no país é de 4,5%, enquanto que na Rússia é de 1,68% e nos países desenvolvidos é de 0,5%. Os valores no Brasil representam cinco vezes os do Japão, 2,7 vezes os da Rússia e 2,5 vezes o do México. Além de caro, o serviço ofertado pelas teles é lento: 33% das conexões são de até 256 kbps e apenas 1% delas são superiores a 8 Mbps. Estes obstáculos que é explicam porque apenas 21% dos domicílios – ainda por cima concentrados nas regiões Sul e Sudeste – têm banda larga.
Outro aspecto que deve ser considerado é o benefício da banda larga sobre a economia do país. Mais velocidade significa mais negócios. Estudos demonstram que cada 10% de avanço na penetração da banda larga impacta em 1,4% no PIB. Considerando o crescimento do PIB de 1,4% a cada dez pontos percentuais de crescimento da banda larga, dá para dizer que esse impacto é maior que 2,5%.
Um outro lado da questão que precisa ser considerado é que, na medida em que o serviço de conexão se tornar commodity, novos empreendimentos devem surgir, um outro modelo de negócios vai se formar através da Internet. A sociedade ganha muito com isso. Por exemplo, nos campos da saúde e da educação vamos ter avanços na telemedicina e no ensino à distância.
O Estado brasileiro possui, atualmente, mais de 100 mil diferentes conteúdos didáticos, como videoaulas e filmes, em domínio público. É uma material de qualidade que não está sendo usado pelas escolas públicas simplesmente porque elas não têm rede adequada. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”