Pular para o conteúdo principal

Estética, Comunicação e Cultura Contemporânea

Amanhã começa o curso que ministro neste semestre na Faculdade de Comunicação: Estética, Comunicação e Cultura Contemporânea.

O curso

O curso discute, em primeiro lugar, a limitação do debate sobre a Estética. Procura perceber a motivação platônico-aristotélica na colocação do problema sobre a natureza do belo pela filosofia e pelo senso comum que dela deriva. Essa motivação estaria presente tanto nos fundamentos clássicos da disciplina estética como na sociologia clássica. Vamos explicá-la, procurando destacar seu diálogo com a metafísica ocidental dominante. Em seguida, exporemos os elementos que podem fazer a crítica desse debate, procurando construir um outro referencial paradigmático para responder à indagação sobre a natureza do belo. Observaremos a presença desse referencial na tradição da alegoria e nas práticas sociais que, historicamente, escaparam à classificação fechada da Estética. Também observaremos a proximidade da Estética com a Ética (embora não, certamente, com a Ética também dominada pela tradição metafísica platônico-aristotélica) e proporemos, enfim, um modelo metodológico para colocar a questão do belo sem o conjunto de amarras que, historicamente, tanto o limitaram. Em todo o curso, nosso foco é a cultura contemporânea, com suas dinâmicas e construções autoreflexivas. Interessa-nos a cultura pop, o banal, o cotidiano, o efêmero, a cópia e a referência. Dessa maneira, ao longo de todo o curso procuraremos colocar o debate em curso sobre a pós-modernidade e sobre a função da alegoria nas sociedades atuais.

Programa

Aula Inicial: Introdução ao problema abordado no curso.

Bloco 1
Teorias e referenciais filosóficos sobre a Estética

Aula 1: O problema da Estética colocado pelos gregos
Aula 2: O problema da Estética recolocado pelos filósofos cristãos
Aula 3: As Estéticas clássicas 1: Kant
Aula 4: As Estéticas clássicas 2: Hegel
Aula 5: As Estéticas clássicas 3: Schoppenhauer

Bloco 2
O problema da Estética colocado à sociedade contemporânea

Aula 6: O problema da Alegoria colocado por Benjamin
Aula 7: O horizonte barroco da pós-modernidade
Aula 8: A sociedade contemporânea como simulacro e repetição
Aula 9: As relações sociais, os sistemas de reprodução e o gosto
Aula 10: Estéticas da pós-modernidade

Bloco 3
Por uma sociologia capaz de compreender a obra e arte

Aula 11: Os 4 grandes erros do pensamento sobre a Estética
Aula 12: Proposição paradigmática: Estética, Ética e o horizonte do sentir coletivo
Aula 13: Consideração teórica 1: Estética, Sociabilidade e Socialidade
Aula 14: Consideração teórica 2: Estética, Subjetividade e Intersubjeividade
Aula 15: Consideração teórica 3: Estética, Identidade e Identificação

Bloco 4
Sociologia Estética do pop, da mídia, da referência, da cópia e do banal.

Nesta unidade do curso teremos cerca de 10 aulas nas quais aplicaremos a crítica e o método analítico desenhados anteriormente. Veremos filmes, imagens e ouviremos arquivos musicais, leremos textos e discutiremos a bibliografia trabalhada. Outras aulas serão destinadas à avaliações e complemento dos conteúdos.


Bibliografia

BENJAMIN, W. A Obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas, vol. I. SP: Brasiliense, 1984.
CASTRO, F. F. de. Por uma sociologia capaz de compreender a obra de arte. Arq. Digital, Belém, 2007.
DUVIGNAUD, J. Sociologia da arte. RJ/SP: Forense, 1970.
GOMBRICH, E. H. A História da arte, 16ª ed. SP: LTC, 2006.
HANSEN, J.A. Alegoria. Construção e interpretação da metáfora. Campinas, Hedra/Unicamp, 2006.
NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. SP: Ática, 1991.
OSBORNE, Harold. Estética e teoria da arte. Uma introdução histórica. SP: Cultrix, sd.

Comentários

Ana Paula disse…
Professor,

O acesso ao curso? Como poderíamos ter mais informações sobre as ralizações destes cursos?
Jumara Cardoso disse…
Puxa, professor, gostaria muito de poder assistir a essas aulas como ouvite.
hupomnemata disse…
Ana Paula e Jumara,
Universidade pública, curso público. Todas as 3as e 5as, uma turma de 8 às 9h40 e outra de 10h00 às 11h40. Fiquem à vontade.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”