O Ministério do Planejamento lançou uma cartilha de redação para a web. O livro aborda várias questões de texto na internet, como uso de títulos, links, redes sociais, recursos multimídia, usabilidade, entre outros. O jornalista responsável pela pesquisa, Bruno Rodrigues, explica que a cartilha não é um padrão e nem determina regras, apenas faz sugestões para quem quer escrever para a web. O material passou por uma consulta pública de 30 dias e recebeu sugestões da sociedade. A cartilha deve ser adotada pelas instituições públicas brasileiras. O material está disponível aos internautas e pode ser baixado gratuitamente no site do Ministério do Planejamento: http://www.planejamento.gov.br/.
Tomei ontem, junto com a professora Alda Costa, uma decisão difícil, mas necessária: solicitar nosso descredenciamento do Programa de pós-graduação em comunicação da UFPA. Há coisas que não são negociáveis, em nome do bom senso, do respeito e da ética. Para usar a expressão de Kant, tenho meus "imperativos categóricos". Não negocio com o absurdo. Reproduzo abaixo, para quem quiser ler o documento em que exponho minhas razões: Utilizamo-nos deste para informar, ao colegiado do Ppgcom, que declinamos da nossa eleição para coordená-lo. Ato contínuo, solicitamos nosso imediato descredenciamento do programa. Se aceitamos ocupar a coordenação do programa foi para criar uma alternativa ao autoritarismo do projeto que lá está. Oferecemos nosso nome para coordená-lo com o objetivo de reverter a situação de hostilidade em relação à Faculdade de Comunicação e para estabelecer patamares de cooperação, por meio de trabalhos integrados, em grupos e projetos de pesquisa, capazes de...
Comentários
Verena.
A 'Cartilha de Redação Web' não está neste link - está em www.governoeletronico.gov.br (em 'Biblioteca', digite 'redação' na busca). Boa leitura!
Bruno Rodrigues