Pular para o conteúdo principal

Genro, 1o governador hacker do Brasil

Nos próximos anos o Rio Grande do Sul passará por profundas transformações a partir da ousadia, coragem e busca da transversalidade na arte de fazer política. A postura e propostas do governador “hacker” Tarso Genro fomentará o desenvolvimento da cultura livre na política que poderá superar os processos fechados e conservadores existentes e que fortalecem a corrupção.

Adequação da estrutura do Estado aos interesses e necessidades da sociedade, firmeza programática e ideológica, transparência, transversalidade, mecanismos de participação popular, integração horizontal, desenvolvimento local, controle social e inclusão digital são questões presentes no vocabulário do governador, que provoca sua equipe de governo a “despir-se de hábitos antigos”.

É com esses entendimentos que o governador Tarso transforma-se em “hacker” e defensor pleno da “Ética hacker”, que de uma forma legal pretende elaborar ou modificar sistemas de gestão compartilhada para beneficiar a sociedade como um todo. Neste sentido, diferencia-se radicalmente do “cracker” ou cibercriminoso que utiliza os conhecimentos sobre tecnologia da informação para cometer crimes ou praticar danos contra pessoas, instituições e a sociedade. Este é o primeiro passo para superar a desinformação difundida pelos meios conservadores de comunicação que insistem constantemente em associar o “hacker” a uma ideia de delito e crime.

Dessa maneira é que o governo do RS, representado por sua maior autoridade, o governador, inicia um potencial processo de transformação através das mídias sociais digitais interativas, criando condições para desenvolver uma nova cultura política na gestão pública, capaz de colaborar para uma sociedade cada vez mais articulada para o bem comum, menos competitiva, transformando o estado em símbolo mundial da gestão transparente, interativa e democrática da mesma forma como Porto Alegre já foi a capital da democracia participativa e do Fórum Social Mundial.

É passo importante que o futuro governo do RS compreenda a inclusão digital como uma política transversal a serviço da transparência. A partir das diferentes experiências de inclusão digital (ID) no Brasil e no mundo torna-se necessário ampliar seu conceito para além da inclusão de cidadãos para o simples uso das ferramentas digitais disponíveis. A inclusão digital depende de processo de capacitação em rede e de uma tecnologia vinculada à cultura, arte e participação popular. Assim é possível desenvolver a “Emancipação Digital” na qual pessoas, comunidades, organizações e o Estado adaptam técnicas existentes ou criam novas para ampliar suas capacidades de compartilhar serviços, conteúdos, dados, informações, conhecimentos, culturas e linguagens locais.

Nesta perspectiva, a ID deve garantir condições para o exercício pleno da criatividade, de apropriação das tecnologias da informação e comunicação, da valorização das tradições culturais e fruição de nossa cultura na sociedade do conhecimento. É preciso desenvolver políticas integradas que fomentem a criação livre da propriedade intelectual e estruturar novas cadeias produtivas sem intermediários.

Pensar como utilizar os benefícios das mídias digitais é um desafio para todo o governo no qual a Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital terá um papel importante na implementação daquilo que o governo decidir. Da mesma forma, a PROCERGS será fundamental na implementação do plano nacional de banda larga no RS e no desenvolvimento de sistemas de código aberto, assim como a Secretaria de Educação e a UERGS serão importantes para a formação de recursos humanos em rede para o uso e desenvolvimento tecnológico, capaz de aperfeiçoar o que agora será iniciado. Por fim, a Secretaria de Cultura poderá desenvolver as alianças necessárias entre a tecnologia e a cultura que promova uma mudança cultural na sociedade gaúcha.

Os desafios são grandes e o futuro é promissor no RS. Boa sorte ao “hacker” governador Tarso Genro e a toda sua equipe de governo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”