03 dezembro 2010

O perfil da Internet brasileira

Alguns dados sobre o perfil da internet no Brasil, a partir de pesquisa feita pela agência de publicidade F/Nazca e divulgada no jornal Meio & Mensagem:
- O país tem hoje 54% de pessoas acima de 12 anos que costumam acessar a Internet (ou 81,3 milhões)
- A penetração em casa segue em patamares baixos: apenas 27% dos brasileiros possuem conexão com banda larga em casa e 6% com conexão discada.
- 57% dos brasileiros afirmam que "costumam colocar algum conteúdo feito por si próprio na Internet
- 93% dos brasileiros se consideram mais informados e 60% mais independentes desde que começaram a usar a Internet.
- A única mídia de informação que mantém relevância estável em todas as faixas etárias são as ferramentas de busca (leia-se Google), mantendo-se em torno de 50% para todas as faixas etárias.
- Embora a televisão continue sendo a mídia de consumo de informação preferida (45%), seguida pela Internet (40%), pelo rádio (7%), pelo jornal impresso (4%) e pela revista (2%), os jovens de 12 a 24 anos se informam prioritariamente nas suas redes sociais (80% entre 12 e 15 anos, 60% entre 16 e 24 anos) e nas ferramentas de busca (55% de 12 a 15 anos e 52% entre 16 e 24 anos).
- Os portais, sites de mídia impressa e blogs só possuem relevância para os mais velhos.
- A pesquisa compreende todos os brasileiros acima de 12 anos, em 143 municípios e é realizada pelo Datafolha.

Nenhum comentário: