Pular para o conteúdo principal

Leituras sobre o governo Jatene


A época é de fazer considerações, previsões, auscultações e prelibações sobre os governos que iniciam. Bem sei que estou atrasado nesse processo, que corre à solta nos blogs, jornais e nas mesas de conversa. Ok, vou fazer as minhas leituras também. Não são análises ou coisas pomposas assim, mas leituras, opiniões. Começo com o governo Jatene. Fiz o seguinte plano de comentários, vou tentar desenvolver um deles em cada post, ao longo dos próximos dias. Conto com sugestões dos leitores.
O governo Jatene e sua governabilidade.
O governo Jatene e a Assembléia Legislativa.
O governo Jatene e o Governo Federal.
O governo Jatene e a Prefeitura de Belém.
O governo Jatene e às eleições de 2012.
O governo Jatene e o PMDB.
O governo Jatene e o PT.
O governo Jatene e sua política de saúde pública.
O governo Jatene e sua política de segurança.
O governo Jatene e sua política de educação.
O governo Jatene e sua política cultural.
O governo Jatene e sua política de comunicação.
O governo Jatene e sua política de territorialização do estado.
O governo Jatene e sua política de ciência e tecnologia.
O governo Jatene e sua política de desenvolvimento rural.
O governo Jatene e sua política ambiental.
O governo Jatene e sua política de direitos humanos.
O governo Jatene e o Banpará.
O governo Jatene e a questão da divisão do estado.

Comentários

Lucielle Medeiros disse…
Legal Fábio, boa iniciativa. Percebo que vamos ter uma "oposição civil" sistemática ao governo que inicia. Isso é muito bom e ajuda a equilibrar a opinião pública, porque o discurso dos políticos é sempre comprometido com um projeto de partido ou individual.
Anônimo disse…
Fábio, sabemos do seu interesse e da sua atuação nas áreas das políticas culturais e de comunicação. Quero sugerir que, nesses dois campos, você seja bem detalhado. Talvez merecessem alguns posts específicos, por exemplo: como o problema da Funtelpa, das políticas para teatro, etc, vão ser tratadas pelo Jatene
Anônimo disse…
Que achaste da nomeação da Adelaide Oliveira para a Funtelpa? A propósito, e a do Ney Messias para a Secom, do Paulo Chaves para a secult e dos outros nomeados para o setor cultural?
Anônimo disse…
proponho que vc nos atualize sobre o processo vergonhoso da Funtelpa/ORM, renovado em 2007 pelo novo secretário de Comunicação, o Ney Messias.
L.Z. disse…
Ih, lá vem confusão... Agora, será que tu não podias falar um pouco, também, sobre o PT? Ainda não vi fazerem uma avaliação honesta do governo Ana Júlia. Será que tuas críticas só se voltam para o adversário?
Amigavelmente,
L.Z.
hupomnemata disse…
Aos anteriores,
Obrigado pelos estímulos. E tentarei dar conta das sugestões.

Ao L.Z.,
Gostei do termo "avaliação honesta". Vou me apropriar, ok? Até já o usei para responder a um outro comentário, agora há pouco. Abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”