Foi divulgada uma Sondagem Especial China, produzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). É o primeiro levantamento abrangente sobre as implicações, para a economia brasileira, do avanço da China no comércio mundial.
A pesquisa mostra o quanto é grande a desvantagem da produção brasileira frente à chinesa. As vantagens da China são os seguintes:
- oferta abundante de mão-de-obra,
- modelos de financiamento favoráveis,
- mercado interno forte,
- moeda desvalorizada.
Eis alguns dados do levantamento da CNI:
- 52% das empresas exportadoras brasileiras competem com a China no mercado externo;
- dessas, 67% estão perdendo clientes;
- a concorrência não se resume ao mercado externo: mais de 25% das empresas brasileiras já competem com chinesas no próprio mercado doméstico;
- dessas, 45% perderam participação de mercado, especialmente entre pequenas e médias empresas;
- entre as pequenas, a perda de mercado afetou 49% das que concorrem com produtos chineses, contra 32% das grandes;
- em seis setores, pelo menos, metade das empresas já enfrenta concorrência chinesa no mercado interno: : Material eletrônico e de comunicação, Têxteis, Equipamentos hospitalares e de precisão, Indústrias diversas, Calçados e Máquinas e equipamentos;
- em quatro setores – Produtos de metal, Couros, Calçados e Têxteis – mais da metade das empresas perderam participação no mercado doméstico;
- no setor de couros, 31% das empresas informaram queda significativa na participação de mercado;
- 10% das grandes empresas brasileiras já possuem unidade de fabricação na China;
- 21% das empresas pesquisadas já importam matéria-prima da China; dessas, 32% pretendem aumentar as importações;
- 50% das empresas definiram estratégias para enfrentar produtos chineses, principalmente investimento em qualidade e design.
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